domingo, 12 de outubro de 2014

DESAFIO DO JOGO LIMPO = CLAUDIA VILAÇA 100% NATURAL


A participação em cinco campeonatos internacionais de fisiculturismo e fitness no período de um ano e as classificações obtidas com 100% de aproveitamento entre as três primeiras colocações tornaram-me alvo de críticas e de comentários que questionam a minha integridade e colocam em dúvida ou atacam diretamente a minha condição de atleta natural.

Não basta ser membro ativo e representante no Brasil da INBA International Natural Bodybuilding Association e embaixadora mundial do esporte natural.

Não basta ser testada antes de cada competição segundo os rigorosos critérios e cumprindo as exigências do Comitê Olímpico Internacional e da Agência Mundial Anti-Doping.


Sou chamada de mentirosa e de farsante por declarar que EU NÃO USO NEM JAMAIS USEI NENHUM TIPO DE DROGA, lícita ou ilícita, com ou sem acompanhamento médico.

NENHUMA INGESTÃO nem NENHUMA APLICAÇÃO DE HORMÔNIO DE NENHUM TIPO, nenhuma reposição hormonal, nenhum hormônio da tireóide, nenhum anticoncepcional hormonal, nenhum GH, nenhuma testosterona e derivados, nenhum esteróide anabolizante, nenhum narcótico, nenhum antidepressivo, nenhum calmante, nenhum remédio para dormir nem para ficar acordada ou melhorar a memória e a concentração, nenhum estimulante (Ice®, Speed® e outros), nenhum energético, nenhum isotônico, nenhuma anfetamina, nenhuma metanfetamina, nenhuma efedrina, nenhuma pseudoefedrina, nenhuma ritalina, nenhuma sibutramina - nem outras minas ;-)

Nenhum termogênico, nenhum diurético, nenhum moderador de apetite, nenhum "queimador de gordura", nenhum ativador artificial do metabolismo.

NENHUM SUPLEMENTO, nenhum fitoterápico, nenhuma fórmula manipulada nem medicamentos contendo substâncias proibidas pela Agência Mundial Anti-Doping e pelo Comitê Olímpico Internacional, entre as quais as presentes em remédios populares, baratos e vendidos sem receita médica, como o isometepteno da Neosaldina® e outros analgésicos e antigripais; a finasterida para a prevenção de queda de cabelo; a pseudoefedrina do Franol® e de broncodilatadores e descongestionantes nasais, que compõe a poderosa mistura pré-treino conhecida por ECA (efedrina + cafeína + aspirina); o extrato de casca de laranja amarga ou Citrus aurantium dos tratamentos para combater a celulite e a retenção de líquidos, etc. 


NADA DISSO, NADA, NUNCA.
NADA DE DOPING !!!


Nenhum acelerador de resultados ou melhorador de desempenho, nenhuma substância diferente de ALIMENTO NATURAL e ÁGUA que influencie no aumento de massa muscular, na perda de gordura corporal, na força, na disposição e/ou no estado de saúde em geral.


Claudia Vilaça - 52 anos

Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL


À exceção de duas cesarianas e da colocação de próteses nos seios (*) após a gestação e amamentação dos meus dois bebês (hoje com 21 e 19 anos), não me submeti a nenhuma cirurgia, nenhum implante, nenhuma retirada de tecidos

Ou seja, ninguém pôs nada nem tirou nada de mim de modo a me proporcionar um melhor rendimento físico no esporte e consequentes vantagens competitivas desleais e desiguais.

(*) NOTA: Os seios são constituídos basicamente por gordura e glândulas mamárias, e se posicionam sobre o músculo peitoral. Em mim, os dois períodos de amamentação intensiva e por tempo prolongado consumiram toda a gordura e a maior parte das glândulas mamárias, ficando apenas sobra de pele sobre o peito. O problema era agravado pelo fato de eu ter uma deformidade no tórax, uma depressão óssea chamada pectus excavatum, daí a indicação e a colocação das próteses, dezoito anos atrás.


Nenhuma lipoaspiração, nenhuma lipoescultura, nenhuma abdominoplastia, nenhuma plástica no corpo nem no rosto.

Nenhum preenchimento, nenhum metacril, nenhuma bioplastia de glúteos e pernas, nenhum silicone e similares em estado sólido, líquido, gasoso ou em gel.

Todas as costelas com as quais eu nasci continuam no seu devido lugar.


Claudia Vilaça - 52 anos

Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL


Até há pouco tempo eu encarava esses ataques como elogios; afinal, se acreditam que o corpo de 52 anos com que obtive duas vitórias, dois segundos lugares e uma terceira classificação nos mais importantes eventos do fisiculturismo natural mundial é resultado de cirurgias e do uso de drogas é porque tive sucesso em meu objetivo no esporte: a partir do total sedentarismo e de uma alimentação completamente errada, evoluir por meus próprios meios autodidatas - e naturais - e atingir uma forma física proporcional e harmoniosa, que agrade tanto aos árbitros e às platéias dos campeonatos de fitness quanto aos observadores em geral, mantendo a saúde em perfeitas condições.


Claudia Vilaça - 52 anos

Atleta FIGURE
Fisiculturismo Natural - BRASIL
INBA Natural Bodybuilding - BRAZIL


Entretanto, aproveitando a recente sofisticação das críticas, que agora especificam qual procedimento eu usei ou deixei de usar nas costas, na barriga, nas pernas e nos glúteos ou, ainda, o nome e a dosagem de tudo o que supostamente tomei, injetei ou apliquei em cada parte do corpo, venho lançar um DESAFIO.


O DESAFIO DO JOGO LIMPO

Dirijo-me a todos: médicos, nutricionistas, educadores físicos, e suas respectivas entidades de classe; federações de fisiculturismo e fitness, nacionais e internacionais; revistas, jornais, sites, programas de televisão, publicações e veículos voltados ao esporte, ao bem-estar, à saúde, à nutrição e à boa forma; patrocinadores, parceiros e leitores deste blog, membros de grupos de discussão, seguidores nas redes sociais e demais interessados.

Em que consiste o DESAFIO: submeter-me publicamente, a qualquer momento e por qualquer método e tantas vezes quantas forem solicitadas, a exames médicos (genéticos, clínicos, laboratoriais, de imagem etc), testes toxicológicos e antidoping de amplo espectro aplicados por agentes habilitados e credenciados para PROVAR QUE SOU - E SEMPRE FUI - 100% NATURAL.

Estendo o DESAFIO aos atletas e profissionais da área, modelos fitness, garotos e garotas-propaganda da indústria de suplementos, personalidades que estampam as capas das revistas exibindo o resultado de seus treinos e dietas, apresentadores e apresentadoras de TV, auxiliares de palco, misses, musas e musos sarados com suas legiões de fiéis seguidores e os convido a se apresentar para os exames e testes do DESAFIO DO JOGO LIMPO, nas mesmas condições.


Se o senso comum afirma que "Todo mundo nesse meio usa drogas, principalmente os atletas de competição. E quem diz que não usa está mentindo", meu objetivo e minha missão com o DESAFIO DO JOGO LIMPO é mostrar que SIM, em QUALQUER IDADE é possível atingir a melhor forma física da sua vida APENAS com treinamento, alimentação natural, dedicação e disciplina. Sem drogas de nenhum tipo, sem cirurgias nem intervenções estéticas e, no meu caso, também SEM SUPLEMENTOS e sem VITAMINAS ARTIFICIAIS. 


Se você tem alguma dúvida ou observação referente à minha condição de atleta natural, faça a sua pergunta, lance a sua crítica ou declare a sua acusação na seção de COMENTÁRIOS. 

O mesmo vale com relação às suas personalidades fitness favoritas, suas fontes de inspiração. Você acredita que eles e elas usam drogas, lícitas ou ilícitas? De que tipo? Qual exame ou prova eliminaria as suas supeitas? É tudo treino e dieta com muito frango, clara de ovo e batata-doce, mais um coquetelzinho básico e inocente de vitaminas, cápsulas de ômega 3 e de colágeno, ou você acha que existe a adição dos mágicos e eficientes "recursos ergogênicos" na equação do corpo perfeito?

A famosa que secou 10 quilos de gordura e ganhou 5 quilos de puro músculo em tempo recorde; a jovem atriz que alterna períodos de flacidez e quase obesidade, fugindo dos fotógrafos, com épocas de deusa escultural e símbolo do avanço da medicina ortomolecular e do poder da meditação, do chá verde e das longas caminhadas à beira-mar...

E o bumbum redondo e empinado e os pernões da dançarina que levam qualquer mortal a agachar muuuuito e caprichar no leg press e nas caneleiras, não sem antes postar uma selfie no Instagram mostrando a roupinha do dia e uma frase edificante para motivar os fãs? O tal "bumbum na nuca" tem metacril ou outro tipo de preenchimento ou substância? Os glúteos incríveis são malhados na academia ou feitos à mão em uma clínica especializada? A cintura finíssima parece ainda menor nas fotos de lado, mas a garota jura que não retirou as costelas flutuantes, que isso é coisa de família. Verdade? Você se convence com a sinceridade e a silhueta de heroína romântica, que poderia ter saído de uma cena de E o Vento Levou - com direito a escrava para amarrar o espartilho - direto para a academia de ginástica para um treino de "esmagar" os músculos abdominais até deixá-los duros feito pedra e em gomos? Santa genética dos bons ossos? Talvez obra das aulas de balé e de alongamento?

Nas praias e nos sites de fofocas que se ocupam da vida das celebridades de todos os naipes, a profusão de pêlos descoloridos com água oxigenada cobre coxas musculosas, costas, braços, peito, o bumbum e o inevitável e invejado abdomen tanquinho das meninas, que recebem o carinhoso apelido de "ursinhas". Você se pergunta por que tantas mulheres peludas hoje em dia? E pêlos longos e grossos nas costas, no bumbum... A voz grave das moças é tão sexy! Os rapazes explodem em veias, gigantes de 120 quilos com 3% de gordura corporal. 

São atletas e praticantes de musculação, gente admirada (muitas vezes, idolatrada) e valorizada pela mídia e pelos formadores de opinião, pessoas em quem a sociedade se espelha e acredita piamente e, por isso mesmo, consome com tanta avidez os produtos da indústria fitness. 

Será que essas pessoas representam o ideal de beleza, de vigor físico e juventude? Serão elas e eles os vitoriosos que descobriram como controlar o tempo e cada célula dos seus corpos magníficos apenas com a força de vontade e o conhecimento de como treinar e se alimentar? Vamos ouvi-los? E, finalmente, será que se dispõem a enfrentar os testes e os exames médicos, toxicológicos e antidoping do DESAFIO DO JOGO LIMPO?





23 comentários:

  1. Arrasou, querida! Confio totalmente em você, superrrr honesta! Inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para que alguém aceite o desafio, Berenice!

      Muito obrigada por seu apoio e carinho.

      Excluir
  2. ninguém vai aceitar, porque voce simplesmente é um ponto fora da curva cláudia. Todo o resto usa alguam coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu gostaria muito de mudar esta curva, Carlos!

      De não ser uma exceção, e sim a regra.

      Continuo tentando, todos os dias. E pretendo fazê-lo até me tornar uma velhinha de cabelos ralos e o rosto cheio de rugas.

      Acredito que ser uma atleta natural que treina intensamente e se alimenta com comida de verdade, que obtém excelentes resultados pessoais e competitivos através das suas escolhas, da persistência e da dedicação - e não da química perversa das drogas e dos "recursos ergogênicos" - seja a melhor maneira de mostrar que existe vida possível e promissora no fisiculturismo e no fitness.

      Excluir
  3. tambem tenho esse conceito de querer chegar a 15% de gordura corporal limpa. Pois um dia alguem disse para mim q seria impossivel.. Hoje to sem suplementar e vou continuar assim..obrigada pela inspiracao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Desafio do Jogo Limpo é um estilo de vida, Patricia. Não é impossível, garanto!

      Não se trata de tomar "umas coisinhas" algumas vezes, depois dar um tempo e seguir uns meses sem drogas pesadas (hormônios e anabolizantes), para então incluir um estimulante, um termogênico ou um queimador de gordura mais potente para ajudar a secar.

      O Desafio do Jogo Limpo é SER NATURAL SEMPRE, a vida inteira, NUNCA TER TOMADO NADA e continuar assim: treinando e se alimentando, dormindo e tomando um pouco de sol, cuidando-se e evoluindo dia após dia, devagar e com toda a dedicação, apenas isso e mais nada.

      Fico muito feliz que você esteja experimentando este caminho, chegar naturalmente a 15% de percentual de gordura é moleza. Abaixo dos 12%, para mulher, é um pouco mais difícil, requer dieta bem controlada, ok. Faz tempo que não avalio, mas acho que o percentual mais baixo que registrei foi em torno de 8,5%, só na base da dieta e treino de musculação, sem aeróbico.

      Excluir
  4. off topic - Claudia, vc já comentou sobre seus produtos diários de beleza (hidratantes, protetor solar, shampoo, tintura de cabelos)? Fiquei super curiosa.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia-a-dia eu gosto de uma maquiagem leve, em tons de bege e marrom. Se não passo uma sombra nos olhos acho que fico com cara de doente :-)

      No rosto uso hidratante ou primer misturado com um pouquinho de base líquida, batom ou protetor labial, dependendo da ocasião.

      Shampoo tenho usado muito pouco; seguindo os conselhos da minha filha - que tem o cabelo muito fino e cacheado - aderi à tendência no-poo ou low-poo, que não utiliza shampus ou trata os fios apenas com produtos de formulações suaves, mantendo a hidratação com condicionador e leave-in. Na prática, fico meses sem usar shampoo tradicional; lavo, massageio e enxaguo apenas com condicionador sem silicones insolúveis. Quando ouvi falar disso pela primeira vez achei super estranho, mas funciona!

      Tintura de cabelos? Ah, Berenice, o meu cabeleireiro sempre diz que eu deveria ser garota-propaganda da marca e da cor que uso há mais de 13 anos, quando começaram a aparecer os fios brancos. Meu cabelo é um castanho dourado, uso a tintura da mesma cor somente nas raízes, para cobrir os branquinhos.

      No mais, hidratante e autobronzeador no corpo, unhas das mãos pintadas com uma mistura de vermelho e pink, que resulta em um tom lindo de cereja que se tornou meio que minha marca registrada. Antes eu só usava esmalte clarinho (e continuo usando nos pés); mas de novo, por influência da minha filha - a louca dos esmaltes - experimentei o pink, não gostei e aí passei o vermelho por cima do pink para tentar tirar aquele ar de Barbie. Foi assim que encontrei a "minha" cor.

      A sua pergunta acabou me fazendo falar muito, Berenice! Obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Fiquei curiosa, Claudia, sobre esta mistura de esmaltes. AMO³ esmalte cereja! Conta cor e marca?

      Sou adepta do low-no-poo há uns 6 anos, e não existe coisa melhor. Meu cabelo fino ondulado/cacheado/crespo/indeciso que não se definia melhorou absurdamente, em qualidade, crescimento, etc.


      L.

      Excluir
    3. Outra coisa, meu próximo passo é usar óleo de coco no corpo. Não uso hidratantes, apesar de te-los, por muita preguiça.
      Já usei no rosto e gostei muito mesmo!

      L.

      Excluir
    4. A mistura de esmaltes que uso e que resulta em um vermelho cereja lindo é a combinação de dois esmaltes da linha "Verniz e Cor" da Colorama, Uma camada com um pink escuro (que no vidro parece cereja, mas na unha fica bem mais claro e rosado, por ser transparente) e duas camadas de vermelho puro, este parece que saiu de linha, bem difícil de encontrar. Eu tenho porque fiz estoque do "meu" vermelho.

      Também consegui reproduzir o mesmo tom de cereja com dois esmaltes da Revlon, mas esses são mais cremosos, por isso uso só duas camadas, uma de cada.

      Para os cabelos, aprendi que o low-poo só funciona se não se utilizar produtos com silicones insolúveis, porque sem shampu ou com shampu sem sulfato, os resíduos insolúveis em água vão se acumulando e destroem o cabelo!

      Minha vez de perguntar, L., qual marca de shampu e condicionador você tem usado? E de creme para pentear também?

      Eu uso o óleo de coco virgem no corpo, nos pés, no cabelo e no rosto. Falei logo acima em hidratantes e autobronzeador, mas pensando bem, faz um século que não aplico hidratante nem cremes no rosto, por duas razões. A primeira é que o autobronzeador briga com o hidratante, que remove a cor da tinta e deixa a pele toda manchada. Também porque não gosto mesmo da sensação de pele grudenta de hidratante.

      No rosto, mesma coisa. Tenho cremes que comprei faz um tempão, mas não uso mais, só umas gotas de óleo de coco nas pálpebras e nos lábios. Nos cotovelos e nos pés também, principalmente no frio.

      Quanto ao autobronzeador, estou dando um tempo porque contém parabenos, e agora só aplico em ocasiões especiais e removo tudo em seguida, deixando o mínimo de tempo possível na pele.

      Os parabenos, petrolatos, fenoxietanol e outras substâncias presentes em produtos de higiene, cosméticos e maquiagem são altamente tóxicos. Pior, o nosso corpo os recebe como xenoestrogênios, o que bagunça tudo e ainda prejudica o equilíbrio hormonal e o ganho de massa muscular!

      Excluir
  5. Eu também estou seguindo esse caminho, sei que a jornada é longa, mas prefiro continuar e não desistir.Tenho 42 anos, sou flácida e tem muita coisa pra colocar no lugar, mas eu acredito que chego lá, eu acredito em mim, isso já é o suficiente.Tenho a Claudia como inspiração e isso aumenta ainda mais a minha garra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar, minha amiga, com 46 anos eu era flácida e cheia de dores e problemas de saúde, desde hormonais a digestivos, sofria com enxaquecas fortíssimas, cólicas, cistos e inflamações. Assim como você, havia muita coisa para colocar no lugar, e eu fui colocando, melhorando, continuo "arrumando a casa" e pretendo fazer isso pelo resto dos meus dias.

      Com certeza você chega lá! Só que nem vai perceber que chegou; tão envolvida que estará com a sua nova versão, aposto que vai seguir em frente sem sequer se dar conta do quanto melhorou.

      Conte comigo e boa sorte!!!

      Excluir
  6. Brilhante! Cláudia, a cada dia te admiro mais, bela de corpo e alma! Li outro dia sobre a água alcalina, aqui em Belo Horizonte é muito difícil encontrar, tem alguma dica? Numa revista de fofoca falava sobre o uso de limão na água para torná-la alcalina, tem alguma dica? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode, sim, acrescentar suco puro de limão para aumentar o pH da água e torná-la mais alcalina.

      Aqui no Brasil normalmente o pH não vem destacado no rótulo das águas minerais. Para saber o pH da água, observe no rótulo a informação "pH na fonte a 25 graus"; o pH de 7,5 ou mais indica água alcalina.

      Importante evitar consumir água clorada, Fernanda. No caso das minerais, observe o teor de sódio, de cloretos e fluoretos, e também o de nitratos (impurezas, resíduos etc.). Muitas águas minerais "famosas" têm alto teor de nitratos em decorrência da poluição ambiental.

      Beijo!

      Excluir
  7. Claudia Vilaça boa tarde.
    Me chamo Douglas Sou de BH e pratico musculação a 5 anos, neste ano de 2015 coloquei como meu objetivo pessoal e de vida me tornar um fisiculturista, sempre tive interesse no treinamentos das pessoas mais vividas e acompanho sempre a fisiculturista Ernestine Sttepherd 77anos de idade e no Brasil Sônia Moreira Ferraz 72 anos, pessoas que começaram na musculação para manter a forma depois da gestação ou para chegar na melhor idade bem e com vigor.
    Amiga cada estilo é um estilo e seu corpo simplesmente tem uma definição extraordinária, você não é esculpida como as duas que citei, quem te criticar ou duvidar de você nunca praticou musculação, sabe nunca tinha ouvido falar de ti, vi uma matéria a seu respeito no yahoo e me tornei seu admirador e te desejo muito sucesso sempre e quero te deixar uma mensagem:
    VOCÊ NÃO TEM DE PROVAR NADA A NINGUÉM, QUEM TE QUESTIONA É QUE TEM DE PROCURAR UM MÉDICO, POIS ESTÁ DOENTE.
    INVEJA MATA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também foi assim, Douglas, transformar o meu corpo através do fisiculturismo foi um projeto pessoal, um desafio que me impus e ao qual me lancei sem me preocupar com quanto tempo levaria nem medindo esforços e dedicação.

      O corpo mudou, é certo (e continua mudando a cada dia), mas o mais importante nesses últimos anos foi a mudança na minha forma de pensar, foi me descobrir capaz de uma disciplina e de uma força que eu nunca imaginei existir, foi mudar completamente de vida.

      Cada estilo é diferente, os objetivos também, assim como são variadas as abordagens e as técnicas de treinamento, mas não há comparação entre um físico 100% natural e um corpo obtido com o auxílio de anabolizantes e outros recursos tão comuns atualmente.

      Espero que em sua trajetória no fisiculturismo você se mantenha natural e possa assim experimentar a incrível alegria e a sensação de poder, de realização pessoal.

      Grande abraço!

      Excluir
  8. Oi Claudia, sou seu admirador e pratico musculação a 4 anos sem uso de hormonios, etc. Eu sempre usei suplementos como Whey, albulmina mas hoje percebi que uma boa alimentação dispensa esse tipo de "ajuda". Já enviei fotos para vc pelo Face inúmeras vezes porém não obtive resposta. Eu gostaria de competir como culturista natural um dia, já que vc é a embaixadora do INBA no Brasil, gostaria de saber sobre algum campeonato para naturais no pais ou América latina. Caso não exista esse tipo de competição por aqui, o que esta faltando para realizarmos o primeiro campeonato? Não tenho nada contra quem usa anabólicos, mas sempre tive na minha cabeça que mudaria o meu corpo com as minhas próprias forças, autodidata, sem drogas, sem nutricionista, sem treinador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não temos campeonatos de fisiculturismo natural no Brasil, Paulo. Para competir como fisiculturista natural pela INBA International Natural Bodybuilding Association, você pode representar o Brasil nos campeonatos internacionais, a maioria realizada nos EUA.

      São vários os motivos de ainda não termos competições de fisiculturismo natural no Brasil.

      O primeiro motivo - e o mais importante - é porque não há participantes!

      Meu trabalho como representante da INBA é identificar os atletas 100% naturais brasileiros interessados em competir. Devem ser completamente isentos do uso de drogas (todas as substâncias proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional) e submeter-se ao exame antidoping antes de cada competição, todos os atletas e sempre, e não um ou outro e de vez em quando, ok?

      Só quando houver um número mínimo de participantes 100% naturais de todas as categorias é que poderemos começar a organizar campeonatos nacionais e internacionais no Brasil.

      Há casos de fisiculturistas brasileiros que se apresentam como naturais, mas usam termogênicos, energéticos, diuréticos, medicamentos, fitoterápicos e suplementos que contêm substâncias consideradas doping e que testariam positivo.

      Outro motivo é que o exame antidoping da INBA segue os critérios internacionais da WADA Agência Mundial Anti-doping; os testes são de amplo espectro e têm um prazo longo de detecção, coisa de anos. Não se trata de um exame superficial, mas completo, como o que se aplica a atletas olímpicos, por exemplo.

      O teste antidoping aprovado pela WADA deve ser aplicado por agentes credenciados e no Brasil não existe laboratórios que cumpram essas exigências! O único que funcionava foi descredenciado pouco antes da Copa do Mundo, no ano passado. Os exames feitos durante a Copa tiveram de ser processados no exterior, na Suiça (se não me engano).

      Para as Olimpíadas de 2016 o Brasil precisa equacionar essa questão, então espero que em breve tenhamos condições de realizar os exames antidoping aqui e, assim, viabilizar os campeonatos de fisiculturismo natural entre nós.

      Excluir
    2. Acho que estou dentro das exigências da WADA, tomei uma vez na minha vida um termogênico que tinha em sua composição a efedrina por falta de informação, mas isso já faz anos. Eu sou seu amigo do Face também, caso tenha alguma novidade com relação a campeonatos me avisa. Você vai ao Arnold Festival aqui no rio? Não seria um excelente lugar para divulgar a ideia? Obrigado por responder.

      Excluir
  9. Olá, Cláudia! Também sou atleta competitiva, mas em uma modalidade um tanto diferente: faço triathlon!

    Descobri teu blog há um tempinho nem lembro bem como, mas comecei a entrar aqui de vez em quando para ler tuas ideias e depoimentos principalmente sobre a alimentação!

    Adorei este post porque, apesar de ser um esporte diferente, vi bastante do universo do triathlon aí (infelizmente...). A visão dominante parece ser a de que o único caminho para a evolução e para a performance é a "química", são os hormônios, os remédios, os "ciclos" realizados pelos médicos e todas as possíveis outras formas, quem sabe até mais sofisticada, de doping.

    Quem elege outros caminhos realmente se sente um peixe fora d´água, é taxado ou de ingênuo e bobo, ou de hipócrita.

    Tive alguns resultados expressivos em nível nacional, mas precisei parar tudo pra "colocar ordem na casa" há um tempo por conta de sintomas de overtraining que chegaram a um ponto insuportável. De lá para cá fiz muitas coisas que ajudaram (suplementação de vitaminas e minerais orientadas, em função de diagnóstico de fadiga adrenal, homeopatia, fitoterapia, mudanças na alimentação), mas nada resolveu completamente, nem me garantiu definitivamente o vigor que preciso para treinar num alto nível. Grande parte dos profissionais entende que isso não é possível sem "corrigir" o desgaste com, no mínimo, hormônios bioidênticos. Mas não é um caminho com o qual me identifico.

    Há poucos dias visitei uma especialista em medicina chinesa que fez um diagnóstico bem cuidadoso e interessante, e definiu como principal prioridade pra mim justamente inserir mais proteína e gordura animal na alimentação (frango caipira e gado, principalmente)! E também explicou que entende que a suplementação artificial jamais vai garantir a mesma energia dos nutrientes que pretende ter.

    Eu já vinha fazendo mudanças na minha alimentação há um tempo, comendo bem mais ovos, óleo de coco e abacate, e menos banana, batatas e carboidratos refinados (no caso do meu esporte, embora eu siga uma metodologia que vise a otimizar o metabolismo de gorduras, parece que precisamos de carbo a mais em dois momentos: dentro e imediatamente após alguns treinos, pois faço provas que duram 4, 5 ou mais horas). Mas estava restringindo a carne porque a digestão estava ruim, talvez consequência disso tudo e também da necessidade de mais hortaliças, e também utilizei bastantes cápsulas manipuladas.

    Esse caminho que a terapeuta me deu lembrou-me do teu blog, então voltei aqui para dar uma olhada mais cuidadosa!

    Enfim, desculpe o tamanho do texto, hehe, mas é um exemplo e grande alento poder ler sobre alguém que consegue ter energia, vigor e resultados seguindo este caminho!

    Abraços e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a sua luta e o esforço que representa "colocar ordem na casa", como você disse, Susana!

      Também passei por isso, mas no meu caso a solução começou a se desenhar à medida em que eu me afastava das pílulas de vitaminas artificiais, dos suplementos e de todo a imensa quantidade de produtos processados que nos são oferecidos como saudáveis, essenciais, funcionais, fortificados, "purificados", etc. Assim foi com o leite e derivados ("e vai ficar sem cálcio?", perguntavam), com os suplementos de proteínas e de vitaminas e minerais, com os cereais integrais, com a soja, com as gorduras trans e os adoçantes artificiais. Todos aqueles shakes de whey e as taças de gelatina, os líquidos coloridos e docinhos carregando toxinas e venenos para dentro do nosso corpo...

      Nada que uma dieta natural não resolvesse, Susana! Uma alimentação com proteínas dos ovos e do frango sem antibióticos, da carne de animais criados sem hormônios e de modo sustentável, dos peixes selvagens - sem corantes nem hormônios adicionados à ração à base de soja e outros ingredientes que não são comida de peixe -, vegetais orgânicos e gorduras naturais não refinadas. Sal orgânico, que contém iodo e muitos outros minerais vitais (uso o sal cinza francês, que não é adicionado de iodo, de alumínio, talco, maltodextrina, nada disso). Água e um pouco de sol para os ossos ;-)

      O especialista em medicina chinesa te deu bons conselhos, na minha opinião. Demora algum tempo para o organismo se livrar do que estava fazendo mal e se adaptar à nova dieta, por isso a gente pode pensar, no começo, que certos alimentos nos fazem mal ou que não digerimos bem, como é o caso da carne. Vá de frango então, ou de peixe, como fontes de proteínas. Mas atente para a qualidade; nada de venenos, não voluntariamente - é o meu lema.

      Quanto ao desempenho no esporte, um atleta natural nunca deveria competir com quem faz uso da química das drogas, são seres de espécies diferentes, no fim das contas, não há comparação possível. É uma corrida de gatinho e guepardo, com a diferença que esses bichos existem na natureza, não são resultado dos famosos "recursos ergoênicos", dos ciclos, dos hormônios e anabolizantes, do uso de drogas com ou sem acompanhamento médico.

      Fique por aqui, Susana, quero acompanhar a reforma da sua casa!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.