sábado, 5 de outubro de 2013

O PRIMEIRO PRIMEIRO LUGAR - INBA FOREVER NATURAL - LAS VEGAS, EUA


Meu primeiro primeiro lugar!

FOREVER NATURAL 2013, em Las Vegas, nos EUA: a estréia nos palcos internacionais, o primeiro primeiro lugar como atleta.


Meu primeiro primeiro lugar aconteceu em 28 de setembro de 2013, na cidade de Las Vegas, estado de Nevada, EUA, no campeonato internacional da federação mundial de fisiculturismo natural INBA INTERNATIONAL NATURAL BODYBUILDING ASSOCIATION, o FOREVER NATURAL, competindo com atletas do mundo todo e com o time americano.

Missão cumprida! 


Volto para os EUA daqui a 4 semanas para disputar o INBA WORLD CUP 2013 e o NATURAL OLYMPIA, representando o Brasil.


Claudia Vilaça - 51 anos  
Setembro/2013 - Las Vegas/USA

Atleta - Categoria FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Foi uma honra e uma imensa alegria me classificar pela primeira vez em primeiro lugar justamente na minha estréia no exterior.

Além do FOREVER NATURAL 2013, em Las Vegas, disputei o INTERNATIONAL ALL FEMALE CHAMPIONSHIPS, na cidade de Reno, estado de Nevada, EUA, no sábado anterior (21 de setembro) e obtive o segundo lugar.


Vivi dias de vitórias, novidades e festa entre atletas naturais do mundo inteiro - sem drogas, sem "aditivos químicos" nem "melhoradores de desempenho". 

Apenas o esporte em sua forma pura: cabeça, corpo e arte. Dedicação e disciplina, nada mais.


Claudia Vilaça - 51 anos  
Setembro/2013 - Las Vegas/USA

Atleta - Categoria FIGURE
Fisiculturismo Natural
INBA Natural Bodybuilding


Nesta temporada nos EUA, destaco outros tópicos que merecem o título de PRIMEIRA VEZ:

- primeira vez competindo fora do Brasil.

- primeira vez em que participo de dois campeonatos em seguida, com intervalo de uma semana, o que envolve uma logística complicada, como planejar treinos em academias de hotéis nem sempre bem equipadas, dieta - o que comer? onde comprar? como conservar as refeições durante longas viagens de carro entre uma cidade e outra em estradas em que a paisagem é a mesma durante 8, 9 horas, nos últimos dias de verão americano, com sol e calor direto? -, aplicação de tinta bronzeadora de modo a não ficar com o corpo manchado na segunda competição, entre outros itens.

- primeira vez competindo entre iguais: ATLETAS NATURAIS, que NÃO USAM DROGAS!

- primeiro exame anti-doping, com amostras colhidas e processadas sob os rigorosos critérios da WADA World Anti-doping Agency e do IOC International Olympic Committee (ou Comitê Olímpico Internacional).

- primeira vez que executo o T-Walk, uma apresentação individual das atletas Figure que não se faz aqui no Brasil.

- primeira vez que tenho minha bagagem cuidadosamente revistada. Os troféus embrulhados em toalhas e plástico chamaram a atenção e levantaram suspeitas, tive de mostrar os músculos dos braços e as fotos dos campeonatos para o policial ;-)

- primeiros tempos de uma grande paixão, que atende pelo nome de Whole Foods. Este é um amor para a vida toda! Eu já conhecia e comprava na rede americana de supermercados de produtos orgânicos - Los Angeles, Pasadena, Boston, New York, Reno -, mas foi em Las Vegas que o nosso caso pegou fogo... Ele me recebia todos os dias com a mesa posta, alimentos fresquinhos, carnes e ovos sem antibióticos nem hormônios, verduras cultivadas sem agrotóxicos e pré-lavadas, água muito alcalina com baixo teor de sódio em garrafas seguras, longe dos perigos das embalagens plásticas comuns, dos corantes, nenhuma gordura trans, nada geneticamente modificado. 

- primeira vez consumindo apenas água alcalina de pH 9,5 e teor de sódio próximo de zero (aqui no Brasil, bebo água mineral com pH 7,89 e baixo teor de sódio. Até existem fontes de água mais alcalinas, mas essas contêm muito sódio, o que não funciona para atletas, ainda mais às vésperas de uma competição). Super hidratante e naturalmente diurética, perfeita!

- primeira vez que o meu período menstrual coincide com um campeonato. E não foi uma coisinha rotineira. Você me desculpe o assunto desagradável, mas depois de mais de 4 meses sem dar as caras - e eu já estava toda relax e me considerando uma cinquentinha na menopausa -, acordei no dia anterior à competição de Las Vegas como se o mundo estivesse acabando em uma mar de sangue, o que absolutamente não combina nem um pouco com palco, biquíni, tinta bronzeadora que mancha e escorre com qualquer gotinha de água, medo de dar vexame e indo ao banheiro a cada 15 minutos para conferir se estava tudo ok.

- primeira vez que me hospedo em hotéis com cassino. Isso significa atravessar uma cortina de fumaça a cada passo fora do quarto. O cheiro de cigarro é onipresente e se entranha na gente! Nas roupas, no cabelo, no corpo inteiro, um nojo.

- primeira vez em Las Vegas, com seus espetáculos deslumbrantes, fui a vários, um mais bacana que o outro! 

- primeira vez fora de Las Vegas, no paraíso do hotel-spa em um condomínio à beira do lago, a 30 minutos de carro da Cidade do Pecado, das multidões de turistas nas ruas, do barulho, dos furtos, dos golpes, do uísque falsificado, dos congestionamentos e, principalmente, do cheiro de cigarro.


Vista da janela do meu quarto no hotel-spa à beira do lago, perto de Las Vegas/USA


Tenho muitas fotos para mostrar, aprendi lições importantes, improvisei bastante e acabei recriando o sistema que usava nas semanas que antecedem as competições, desobedecendo as regras dos gurus da musculação e agora adaptando-as ao meu estilo de vida, de treinamentos e de dieta de baixo carboidrato.

Experiências e descobertas, erros e acertos de uma atleta natural autodidata.

Espere só um pouquinho que eu já volto!


Leia também:





21 comentários:

  1. Ahhh, que tudo de bom, queria ter visto a cara dos policiais hahahaha! Aguardo proximo post! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que iam me levar presa, Sayuri!

      Que coisas terríveis - explosivos, por exemplo - eu poderia estar transportando dentro de um troféu, não é?

      No fim das contas foi tranquilo, o policial se convenceu e ainda me cumprimentou pelos prêmios.

      Excluir
  2. PARABENS!!
    MERECEU ESSA VITORIA,,, CONTINUE BRILHANDO!!!

    BJUSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jessica.

      Daqui a quatro semanas tem mais!

      Lá vou eu para mais dois importantes campeonatos internacionais, em novembro, nos EUA.

      Beijo!

      Excluir
  3. Claudia, parabéns! Eu fico encantada com sua dedicação e foco! Continue assim e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedicação e foco são fundamentais, não é mesmo, Erica? Em tudo!

      Eu sou disciplinada, faço as coisas com método, anoto os treinos, a dieta, e assim sempre posso comparar os resultados, ver onde errei e o que deu certo, mesmo que não seja planejado.

      Obrigada!

      Excluir
  4. Parabéns, Cláudia! Finalmente o reconhecimento. Que bom que voce tomou novos rumos...Os campeonatos nacionais nao eram justos com voce; vi tanta bundinha miuda, murcha, caida, com colocações superiores à suas que eu pensava: marmelada. Que venham mais coisas boas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Divina, as mudanças de rota são ótimas para dar uma sacudida nos planos e nos sonhos da gente. Eu que havia ficado tão feliz em participar dos campeonatos estadual e brasileiro, agora acho pouco...

      Viajo de novo para os EUA em novembro - mais dois campeonatos internacionais importantes! - e, muito provavelmente irei para Dubai no começo de 2014 e para a Europa, disputar o Mundial.

      Beijos, obrigada pelo apoio!

      Excluir
  5. Parabens Claudia!Essa é a primeira de muitas vitorias! Claudia, como vc faz quando tem retenção e barriga estufadinha no periodo pre menstrual ? Se é que vc sofre dessas coisas ne? huahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho TPM, Laura, não sinto nada - retenção, cólica, dor de cabeça, fome ou compulsão por nenhum alimento. A menstruação vem por 3 dias e vai embora tranquilamente, sem problemas.

      A razão, acredito, seja a minha dieta sem carboidratos, porque quando eu comia glúten e cereais integrais sofria com desconfortos e inchaços nesse período, além de uma poderosa dor de cabeça! Quando começava a doer, já me preparava.

      Tanto não sinto a menstruação se aproximando que fui surpreendida com o que aconteceu em Las Vegas, na véspera do campeonato internacional. Só percebi ao ir ao banheiro... Depois de 140 dias! Mesmo com todo aquele fluxo, treinei normalmente na sexta-feira e acho que meu corpo estava melhor neste segundo campeonato do que no da semana anterior, provavelmente por ter conseguido treinar bem na academia do hotel e por causa da comida e da água alcalina.

      A dieta low-carb, que mantém os níveis de insulina bem baixos, dá uma melhorada geral no organismo: acne, TPM, celulite, retenção de líquidos, cistos no ovário, tudo isso praticamente desaparece quando você reduz ou elimina os carboidratos, mesmo os conhecidos como "bons carbos".

      A honrosa exceção entre os carboidratos é o inhame taro, aquele feioso e peludinho, que eu já usei para "matar de fome" uns cistos bestas antes dos meus tempos de low-carb.

      Excluir
    2. Obrigada por me responder Claudia!

      Excluir
  6. Olá Claudia! Primeiramente deixa eu dizer como você é bonita! E que corpaço com 51 anos? Também quero parabenizá-la pela sua disciplina.
    Bem, chega de delongas.Resolvi escrever para você porque descobri seu blog e não consigo parar de ler. Desde que cheguei em casa às 18 horas, estou lendo tudo inclusive visitando os links que vc deixa para consulta.
    Quanta disciplina! Marmita no avião, sem carbo há 18 meses! Uauuuuu. Você é um exemplo! Por isso escrevo. Para pedir por favor para que me dê um help, uma dica, uma orientação já que domina o assunto e segue tão bem sua vida mesmo com toda essa disciplina alimentar e treinos. Sei que você tem um objetivo. O meu é apenas ser saudável e parar de brigar com a balança. Depois de ler algumas coisas sobre alimentação sem carboidratos estou convencida que esse é o caminho. Sou obesa, já fiz redução de estomago, reeducação alimentar e minha luta sempre foi emagrecer e manter meu peso estável. Tenho 54 anos e decidi, mais uma vez, cuidar do meu corpo. Há uns meses atrás fiz a dieta do Dr. Atkins…consegui manter a indução por 8 dias. No nono dia, a fraqueza, o mal-estar, a leve dor de cabeça, as dores nas pernas e a vontade de somente estar na cama falaram mais alto. No final da tarde do 9º dia, tomei café com açúcar e comi pão com manteiga. Os sintomas sumiram. Perdi 4,5 kg e lógico, recuperei todos. Por isso peço uma orientação pra você. Sei que não é consultora, médica ou nutri, mas creio que tem algo a me dizer que possa ajudar-me a, pelo menos, começar a comer de forma diferente. Se você tiver alguma indicação de nutrólogo que receite uma dieta nesses moldes poderia me dizer? O que você me aconselha? No seu blog, pelo que pude ver, tem muito material que vai me ajudar nesse processo, mas ainda estou lendo. Já sei como é sua alimentação. Uma dúvida: quanto de proteína vc ingere a cada refeição? 2g de proteína por quilo ao dia? No meu caso que peso 95 kg tenho de comer só 190g por dia? Sei que deve ser uma pessoa muito ocupada, mas mesmo assim tomei a liberdade de incomodá-la pois quero muito mudar e mudar para melhor. Parabéns pelo primeiro lugar no Forever Natural e fico torcendo por você nos campeonatos futuros.Um beijão e muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disciplina é tudo, Lili.

      Auto-conhecimento e informação, também; sem isso é muito difícil a gente encontrar o próprio caminho e acaba se deixando levar pelos mitos sobre saude, nutrição e treinamentos, pela propaganda de alimentos light, pelas fórmulas que causam dependência, pelos remédios e suplementos esportivos, pelas fotos das famosas e suas "receitas para manter a forma, emagrecer, e isso sempre maravilhosamente felizes, jovens e ricas...

      A disciplina na dieta e nos treinos é o meu estilo de vida, sinto-me ótima assim. Não se trata de "apesar de", como você diz acima, mas sim "por causa de", você entende, Lili?

      Há 18 meses sem carboidratos, não sinto a menor falta nem vontade. Ao entrar em uma confeitaria e ver os doces bonitos, admiro o visual, a arte de quem preparou, mas para mim aquilo não é alimento, não me diz nada. Gosto do cheiro de pão e de massas assadas; do cheiro, apenas. Não são coisas de comer ;-)

      Nesses 18 meses não tive sequer um resfriado, acabaram-se TPM e problemas relacionados, indigestão, dores de cabeça, falta de energia ou desânimo, pele seca ou oleosa, nada disso.

      [CONTINUA ABAIXO]

      Excluir
    2. Desde que passei a viver com muito pouco carboidrato, aprendi que devo usar bastante gordura e proteína moderadamente.

      Algumas dietas low-carb, inclusive a Atkins, não se preocupam com a proporção gordura - proteína, o que para mim é fundamental.

      Outras dietas ainda cortam tudo ao mesmo tempo; a Dukan, por exemplo. Então, sem gordura E sem carboidratos o corpo fica sem fonte de energia, concorda? A pessoa emagrece (isso pelo tempo que conseguir manter-se na dieta, apesar da fraqueza, das tonturas, da dor de cabeça), o problema é a perda de massa muscular e a flacidez.

      Acredito que seja isso o que aconteceu nos nove dias da sua tentativa de dieta de baixo carboidrato. Provavelmente, você estava só proteína ou então proteína demais e gordura de menos.

      Na hora terrível de fraqueza e mal-estar que você menciona, seria melhor ter tomado o café com a manteiga batida ou creme de leite sem soro e sem carboidratos, e esquecer o açúcar e o pão.

      Na dieta low-carb, use bastante gordura. Para maior saciedade, em vez de repetir a porção de carne, aumente a de gordura, ok?

      A proporção de proteína e gordura que funciona para cada pessoa varia; eu gosto de manter um mínimo de 70% de gordura em relação às proteínas + carboidratos.

      Agora aqui, Lili, preste atenção. Quando eu digo que como 2 gramas de proteína por kg de peso refiro-me ao peso magro! Se você tem muito o que emagrecer, não vale fazer esta conta simplesmente tomando por base o seu peso atual (muita massa gorda e pouca massa magra).

      Outra coisa que, percebo, você está confundindo: quando falo em gramas de proteína, refiro-me à quantidade de proteína pura contida nas carnes, nos ovos... Um ovo grande (de 60 gramas) tem cerca de 7 gramas de proteína; um bife de 100 gramas tem algo em torno de 25 gramas de proteína pura, entendeu?


      Se não tiver como saber a sua massa magra nem quiser fazer tantas contas, simplifique!

      Faça 3 ou 4 refeições por dia, TODAS contendo uma quantidade moderada de proteína (carne, frango, peixe, ovos) e uma boa porção de gordura, uma ou duas colheres de sopa de manteiga - nunca margarina - ou óleo de coco virgem (nunca o refinado), por exemplo.

      E alguns vegetais (no começo, fique com as folhas cruas e azeite de oliva extra-virgem. Mais tarde, quando já estiver adaptada e perdendo peso, pode incluir alguns legumes e até frutas, como morangos, mas pouquinho por vez).

      Minha dica: use a fórmula GORDURAS + Proteínas e folhas cruas em TODAS AS REFEIÇÕES. No café da manhã, no lanche da tarde, sempre, sempre. Se você prestar atenção, entre nós existe o hábito de refeições à base de carboidratos, muito comum um café da manhã com pão, cereais, frutas, sucos, geléias e... Nada de proteína. Muita gordura hidrogenada e açúcar, combinação fatal.

      Um exemplo de porção de proteína por refeição: 2 ovos ou um pedaço de carne de vaca de 100 gramas (um bife pequeno a médio), idem para frango e peixe.

      Para cozinhar, use óleo de coco, de preferência, é a melhor gordura para altas temperaturas. Também pode usar manteiga (eu não uso, por causa dos meus objetivos no esporte).

      Prefira alimentos naturais, ou seja, evite tudo o que for industrializado, processado, refinado, adoçado artificialmente...

      Ovos, frango e manteiga orgânicas fazem toda a diferença. Experimente!

      Ah, lembrando sempre que o eu digo aqui no blog é apenas a MINHA OPINIÃO e EXPERIÊNCIA PESSOAL.

      Beijos, Claudia

      Excluir
  7. Claudia,minha musa parabéns...tu es um exemplo a ser seguido,eu imprimi fotos suas e coloquei no meu quarto para me inspirar. Dheime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra, Dheime, obrigada!

      Sabe que também faço isso? Às vezes nem sei o nome da atleta, mas quando vejo uma foto que me inspira, ela logo vai para a pasta de "Inspirações".

      No celular, no computador, ah, por toda a parte essas mulheres incríveis me acompanham.

      Um beijo!

      Excluir
  8. Claudia, você nem imagina como me deixou feliz com sua postagem. Tratar-me com tamanha deferência no esclarecimento de meus questionamentos e colocações me deixou super animada. Muito, muito obrigada. Sua determinação e disciplina me incentivam a prosseguir nessa nova forma de me relacionar com a comida e com meu corpo. Você simplesmente é nota 1000 e ganhou uma fã torcedora pelo total êxito em sua caminhada. Bjs e mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Lili!

      Sinto apenas não poder ajudar mais, pois o meu objetivo com a dieta de baixo carboidrato nunca foi emagrecer, e sim ganhar massa muscular sem aumentar gordura e termuita energia e força para treinar pesado todos os dias, sem usar nenhum suplemento nem drogas.

      Tenho uma amiga no Facebook - a Erikah Azzevedo - que emagreceu 100 kg com a dieta low-carb. Hoje ela pesa cerca de 98 kg e está grávida e feliz com a sua nova vida e sua história de vitórias.

      Fale com a Erikah, ela nunca fez cirurgia, perdeu essa quantidade absurda de peso alimentando-se com proteína e gordura, minha amiga tem muito o que lhe ensinar, Lili!

      O perfil dela é este:https://www.facebook.com/erikah.azzevedo?fref=ts

      Na certa, a Erikah vai falar sobre os grupos de dieta Atkins, Paleo e outros. Neles você encontra apoio, receitas, um mundo de informações valiosas.

      Ah, esqueci de dizer nas respostas anteriores: se você pratica atividade física, pode aumentar o número de refeições, mas não exagere nas proteínas, ok? Coma quando sentir fome e sempre capriche nas quantidades de gordura. Se treinar, use óleo de coco antes e depois da sessão de musculação. Se bater uma fome fora de hora, coma proteína e gordura, um ovo cozido com manteiga derretida, por exemplo, um pedaço de carne ou frango com folhas, azeite e óleo de coco. Não se preocupe com calorias e considere que as refeições à base de gordura são menos volumosas que as de carboidratos, apesar de muito mais calóricas. Quando o seu corpo entender que deve queimar gordura como combustível, vai usar a gordura dos alimentos e a sua, que estoque!

      Beijo, venha sempre aqui me contar como vai indo, ok?

      Excluir
    2. Valeu Claudia! Já ajudou muito. Vou procurar sua amiga no face e sempre darei uma passadinha por aqui para saber das novidades, viu? Beijão e obrigada. Boa semana!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.