quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

(4) LOW-CARB - HIGH-FAT - 100% REAL FOOD - MEALS = BAIXO CARBOIDRATO - GORDURA ALTA - 100% NATURAL - REFEIÇÕES


A minha dieta - ou estilo de vida - é LOW-CARB - HIGH-FAT , ou seja, de BAIXO CARBOIDRATO, ALTA EM GORDURAS e MODERADA EM PROTEÍNAS.

Não é Dieta das Proteínas ou Dukan (a da Princesa), não é Dieta Cíclica, não é Metabólica (com "recargas" periódicas de carboidratos).

Não é Atkins nem é estritamente Paleo, porque eu não como frutas.

Não tem fases, não tem prazo de validade.

Não é Dieta dos Pontos, NÃO CONTO CALORIAS.

Não fecho a boca, como muito bem, minha dieta é SEM FOME!

FAÇO UM PRATO À MINHA MODA: sem glúten, sem farinhas, sem açúcar de nenhum tipo. Sem leite, sem queijos. Sem alimentos processados, sem molhos nem temperos prontos. Sem adoçantes artificiais nem substitutos do açúcar. Sem óleos refinados. Uma alimentação simples, com vegetais frescos, carnes e ovos orgânicos, gorduras naturais.

Já falei sobre isso nos TÓPICOS ANTERIORES (1 - 2 - 3), relembre.

PROTEÍNAS para construir músculos!
Braços, pernas, panturrilhas...


As PROTEÍNAS - moderadas - em quantidades necessárias para o AUMENTO DE MASSA MUSCULAR e para a MANUTENÇÃO DO PESO MAGRO: eu sou uma FISICULTURISTA!

As GORDURAS - fartas - representam a principal FONTE DE ENERGIA, poupando as proteínas, que são assim utilizadas na sua função mais nobre, a de CONSTRUIR MÚSCULOS.

E os poucos CARBOIDRATOS vêm dos VEGETAIS, principalmente folhas cruas, brócolis, alho, e pequenas porções de outros, como pepino, aipo, rabanete, pimentão. 

Os vegetais contêm fibras, vitaminas e sais minerais em proporções de fácil assimilação pelo organismo, são alcalinizantes, regulam o intestino, além de serem deliciosos e comporem lindamente o prato em uma refeição LOW-CARB.

Começarei por eles, então!


Os CARBOIDRATOS da minha dieta


Escarola, alface, rúcula, agrião, almeirão, repolho, endívia, acelga, salsinha, bertalha e muitas outras folhas de que nem sei o nome. 

Se na feira ou na prateleira do supermercado estiverem bonitas e fresquinhas - de preferência, as ORGÂNICAS - escolho, lavo e conservo muito bem e as uso EM TODAS AS REFEIÇÕES.

* Não uso vegetais congelados e/ou pré-cozidos.


Você acha esquisito comer salada no café da manhã ou no lanche da tarde? Pois é uma delícia, experimente! 

Com ovos ou peito de frango assado e cortado bem fininho (ou desfiado), ou ainda com fatias de rosbife caseiro, as folhas são um ótimo acompanhamento de opções frias ou quentes.








Para HIGIENIZAR AS VERDURAS, costumo pegar o maço, cortar um pedaço do talo e desprezar a parte externa, quando estiver queimada ou mais suja. 

Então lavo folha por folha em água corrente e deixo por pelo menos uma hora na SALADEIRA DE BARRO, com revestimento interno que esteriliza os vegetais naturalmente.

* Onde comprar a saladeira de cerâmica: normalmente, em lojas que vendem FILTROS. A saladeira também pode ser usada para esterilizar mamadeiras, chupetas e coisas de nenê.


Saladeira de cerâmica para esterilizar verduras


Clique AQUI e veja como usar a saladeira


* Depois de lavar, coloco as folhas em um escorredor de plástico, cubro com um prato e viro de cabeça para baixo, sacudindo, até tirar toda a água. Deixo o escorredor tampado por algum tempo fora da geladeira, para secar bem. Depois passo as folhas para um recipiente com tampa e guardo na geladeira.

* Nos Estado Unidos, compro embalagens de verduras orgânicas já lavadas, prontas para o consumo. Beleza! Barato, prático, fresquinho, pena que aqui no Brasil coisas assim são muito caras, ainda mais para mim que consumo, no mínimo, dois maços de verduras por dia.


SALADA FRESQUINHA de cores variadas - gosto de misturar as folhas e ter uma bela cartela de verdes! -, faço uma cama de folhas no prato ou no pote de vidro em que levarei a minha refeição quando sair (não gosto da palavra "marmita", sei lá, parece pouco apropriada para as minhas refeições fora de casa, feitas com toda a elegância hahaha, com guardanapo de linho bordado, talheres bacanas, só falta o vasinho de flor para enfeitar a mesa da academia, do shopping, da lanchonete da escola, do café antes do cinema, do aeroporto, do avião...


Gosto do meu prato assim: bem verdinho!


Quase todos os vegetais eu como crus; uma exceção é o ALHO, que gosto de ASSAR NO FORNO enquanto preparo outros pratos, a cabeça inteira simplesmente colocada sobre a grelha.

Depois de assado, destaco dois ou três dentes, tiro a casca, corto fininho e coloco sobre as carnes ou a salada, rego com azeite de oliva ou óleo de coco, hum, um toque ardidinho suave e amanteigado, fica bom!


Cabeça de alho para assar,
acompanhamento perfeito para carnes!


Sobre as folhas, também EM TODAS AS REFEIÇÕES, vai a porção de PROTEÍNA, que pode ser carne vermelha magra, peito de frango, peixe, ovos, às vezes lombo de porco retirando-se a camada de gordura.

(Nas carnes não orgânicas, a maior parte das toxinas acumula-se no tecido de gordura do animal, daí minha preferência por cortes magros.)




* Não consumo embutidos, frios, enlatados, conservas nem qualquer tipo de CARNE PROCESSADA.

* Na minha dieta NÃO ENTRAM bacon, linguiça, salsicha, salame, peito de peru, presunto, carnes defumadas e cortes pré-temperados ou pré-cozidos de carne, de peixe ou de aves.

* Também ficam de fora os LATICÍNIOS, todos - queijos, creme de leite e manteiga.

* Não uso ADOÇANTES ARTIFICIAIS nem nada que contenha adoçantes naturais ou artificiais (= SUBSTITUTOS DO AÇÚCAR) na composição; idem para MOLHOS, MAIONESE ou TEMPEROS prontos.

* Em restaurantes, retiro toda a gordura visível das carnes, do frango, dos peixes. Se tiver uma camada de sal e algum molho, tiro também. 

* Na churrascaria fico com a picanha, peço para o garçom cortar fatias mais grossas somente da parte interna, sem a "casquinha" de sal, e no prato eu limpo bem. Fica uma carne linda, rosada, magrinha e não queimada.

* Grelhados têm em todo o lugar, é o prato mais fácil de encontrar. Peixe grelhado, frango assado, uma carne... Tudo acompanhado de salada verde, não tem erro nem motivo para comer o que não quero ou o que não gosto.


No restaurante, fico com parte interna da carne.
As fatias de fora - com sal , temperos e mais gordurosas -,
como a primeira à esquerda,
eu deixo para quem gosta...


No rodízio, peço para o garçom cortar a primeira fatia - externa -
 e me dar apenas as partes de dentro.
No prato, retiro toda essa camada de gordura.


FRANGO e OVOS procuro os ORGÂNICOS, sempre.

Fiquei fã dos produtos orgânicos de empresas que fazem a criação industrial de frangos de corte sem uso de antibióticos como melhoradores de desempenho nem substâncias promotoras artificiais de produção. 

As aves recebem ração com ingredientes orgânicos certificados e não são confinadas, ficam soltas no galpão e botam ovos em ninhos.




OVO eu gosto mesmo é cozido, a gema dura, frio ou quente, embora faça omeletes e outras misturas com vegetais, como brócolis e salsinha, fica ótimo. 

Invento, pego o que tiver à mão, algumas sobras, misturo tudo, e voilà!


* A ARTE DE COZINHAR UM OVO: o ovo cozido perfeito deve ficar intacto, fácil de descascar, com a clara firme e macia, a gema centralizada e não granulada.

Percebeu que sou perfeccionista, não é?

Pois faço assim: coloco os ovos em uma panela de modo que não fiquem amontoados nem com muito espaço entre eles. Nunca empilho os ovos! Cubro com água fria até dois dedos acima dos ovos e levo ao fogo. Com uma colher, giro um pouco os ovos para as gemas ficarem centralizadas. Ao levantar fervura, apago o fogo, tampo a panela e deixo de 15 a 25 minutos. Passo os ovos na água fria e descasco-os em seguida.


Quanto às CARNES, FRANGO e PEIXES, tenho alguns pratos favoritos de preparo muito simples - que não exigem receitas -, temperados com ervas frescas, a maioria no forno convencional (não tenho microondas ;-), assados em refratários - o velho e bom pirex de vidro -, veja só:


Bolinhas assadas de carne moída,
pinceladas com óleo de coco


Espetinhos de carne e de frango,
com cebola e tomate


Salada de camarão com óleo de coco


Salada Niçoise


Mais carne moída assada,
aqui com nozes, salsinha e hortelã


Peito de frango grelhado


Bolo assado de carne moída com óleo de coco.
O preparo é igual ao das bolinhas da primeira foto.
Tão fácil de fazer que dá até vergonha ensinar a "receita"


Picanha com alho


Pescada assada


Salmão selvagem assado com ervas


* Para facilitar a vida, costumo preparar uma QUANTIDADE DE COMIDA QUE DÊ PARA VÁRIAS REFEIÇÕES. Por exemplo, asso um pedaço de carne, depois corto e já deixo as fatias de rosbife no jeito, prontas para servir. Ou o bolo de carne moída com óleo de coco: coloco de 1 a 1,5 kg de carne no pirex e levo ao forno. Depois de assado, deixo esfriar um pouco e corto em pedaços. Rende bastante. 

Não é necessário cozinhar diversas vezes por dia! Afinal, quem tem tempo para isso?


Comida para VÁRIAS REFEIÇÕES!
Preparo alguns pratos de uma vez e
deixo pronto para servir.


O BOLO ASSADO DE CARNE MOÍDA com óleo de coco
rende bastante e é muito fácil de fazer.
Corto assim em pedaços. Prático e delicioso!


Como GORDURA - minha PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA e representando a maior parte do teor calórico de cada refeição -, uso ÓLEO DE COCO VIRGEM ORGÂNICO e AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM, além das GEMAS, dos PEIXES SELVAGENS e das CARNES ORGÂNICAS.

* Não como FRITURAS.

* A ADIÇÃO DE GORDURAS aos pratos de proteínas e vegetais leva à SACIEDADE. Quando se come apenas a carne magra ou o franguinho + salada a gente sente fraqueza e fica com fome, não consegue manter a dieta por muito tempo. Agora, basta uma boa quantidade de GORDURA para a agradável sensação de estar alimentado. ADEUS FOME!


* O óleo de coco virgem é uma gordura que não se altera quando é aquecida. Por esta razão, é A MELHOR GORDURA PARA COZINHAR.

* O óleo de coco também é utilizado pincelado sobre a carne, o frango ou o filé de peixe ao forno, evitando que grudem e sequem, e deixando um sabor delicioso. Tudo o que faço NO FORNO fica mais gostoso assim, com um toque de óleo de coco virgem orgânico.

* O óleo de coco costuma solidificar abaixo de 25 graus; basta colocar o vidro em uma panela com água morna por alguns minutos, o óleo retorna rapidamente ao estado líquido.

* Quando sólido ou cremoso, uma colherada de óleo de coco (que mais parece uma manteiga) pode ser acrescentada para enriquecer e realçar o sabor da comida.


* Diariamente eu uso - e recomendo - o ÓLEO DE COCO VIRGEM ORGÂNICO da marca DR. ORGÂNICO, produto certificado importado das Filipinas. 


Óleo de coco virgem orgânico
DR. ORGÂNICO


Também uso AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM ORGÂNICO, do melhor que puder comprar!

* O azeite de oliva não deve ser aquecido em demasia (em fogo baixo, no máximo), melhor usá-lo em pratos frios ou sobre a comida quentinha.

* Em altas temperaturas o azeite pode queimar e se tornar oxidado ou rançoso, o que resulta na formação de toxinas.

Em garrafa escura, de primeira prensagem a frio, com acidez máxima de 0,5%; a cor varia de acordo com a procedência, há os esverdeados e os puxados para o amarelo, o perfume do azeite é coisa que me fascina e até rendeu um COMENTÁRIO super bacana aqui no blog, contribuição da Carla.


Para completar, eis um exemplo do meu CARDÁPIO DIÁRIO:

REFEIÇÃO 1 - porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + vegetais + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extravirgem

---> PRÉ-TREINO (15 minutos antes) - óleo de coco virgem orgânico

---> PÓS-TREINO (imediatamente depois) - óleo de coco virgem orgânico

REFEIÇÃO 2 porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + vegetais + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extravirgem

REFEIÇÃO 3porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + vegetais + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extravirgem

REFEIÇÃO 4porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + vegetais + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extravirgem

REFEIÇÃO 5 - porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + vegetais + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extravirgem

---

Leia também:




---

OBSERVAÇÃO 1: NÃO SOU NUTRICIONISTA nem tenho qualificação na área médica. Tudo o que comento neste blog é fruto da minha EXPERIÊNCIA PESSOAL e de aprendizado por conta própria. Se você se interessar pelo assunto, consulte um profissional especializado.

OBSERVAÇÃO 2: NÃO PRESCREVO DIETAS NEM TREINOS, NÃO PRESTO CONSULTORIAS POR MEIO DESTE BLOG, DE REDES SOCIAIS OU DE MENSAGENS PRIVADAS.

68 comentários:

  1. Querida Claudia, simplesmente extraordinario tudo que vc vem contando no seu blog, e preparando seu corpo. Olha vc é uma grande fonte de inspiração!!! Seu corpo está lindo, parece uma menina!!!! Realmente não adianta se acomodar tem que batalhar pra chegar onde vc chegou. Acompanho vc desde o orkut, obrigada por partilhar suas experiências!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai, isso que eu precisava ler hoje. Um relato real de quem faz essa 'dieta' com dedicação.

    Depois do que comentastes a respeito da baixa ingestão de gorduras, fiz um esquema básico alimentar e publiquei no blog. Se puderes palpitar...

    Por ora, tenho forçado a ingestão de óleo de coco, que outrora era de 1 cs/dia. Estou na 2º/dia rs
    Não comecei ainda a musculação, só depois da avaliação física poderei, então vou testar tua dica (com o aval do Dr. Souto, que me indicou você) de óleo de coco como pré e pós treino. Oremos.

    Comprei um óleo de coco virgem no IHERB. Chegou direitinho, tem o MESMO sabor do Dr-Orgânico. Acredito fortemente que seja do mesmo fabricante, localizado nas Filipinas. É da Jarrow.

    Parabéns pelo sucesso e obrigada pela humildade em compartilhar tudo conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Releia o post, Má, acabo de incluir várias informações. A arte de cozinhar um ovo - hahaha -, onde comprar óleo de coco virgem orgânico no atacado (sai muito mais barato e a qualidade é top!), falo sobre as carnes, e muito mais.

      Realmente, 1 colher de sopa de óleo de coco por dia é o mesmo que NADA em uma dieta de baixo carbo e GORDURA ALTA.

      Uma dica: encontrar a proporção ideal de proteínas e gorduras que funcione para você.

      Beijos, vou lá ler o seu blog daqui a pouco.

      Excluir
    2. Má, você perguntou sobre a proporção de gorduras, faça o teste, ok?

      Quanto ao pré-treino, tomo só o óleo de coco (sem whey) quando chego na academia, uns 20 minutos antes do treino, e isso tendo feito uma refeição completa cerca de 1 hora e meia a 2 horas antes.

      Beijo, Claudia

      Excluir
    3. Hoje eu faço a avaliação física e amanhã já converso sobre as séries com o instrutor.
      Vou logo pedindo uma série de adaptação e avisando que depois eu quero uma série pesada, dentro do meu limite.
      Aumentei o consumo de óleo esta semana, e estou me sentindo melhor.

      Eu não tenho ainda essa distribuição de horário como a tua, visto que irei a academia logo após chegar em casa, do trabalho. Usarei whey com óleo de coco aprox. às 18h, chego em casa aprox. 19h, mais óleo de coco e subo para a academia (10-15 min de deslocamento). Certamente terei energia para a musculação e já estarei aquecida, sem passar mal por ter o estomago cheio.

      Obrigada pelo retorno.
      Beijo

      Excluir
  3. Claudia, adorei o post, suas comidinhas são lindas e muito apetitosas, eu aqui so compro minhas frutas, vegetais e legumes organicos, aqui os preços baixaram bem, antes tinha uma diferença enorme, aqui tanto nos supermercados como Carrefour tem um setor organico enorme com praticamente todos os produtos e tem também supermercados bio (biologique - organico), fico louca neles, cada coisa maravilhosa!! Ah eu tbm so compro frango criado ao ar livre e ovos tbm, aqui tem um selo de garantia, o Label Rouge, com ele tenho certeza q as galinhas cresceram felizes ;)! Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Produtos orgânicos são o meu único SONHO DE CONSUMO, Raquel.

      Jóias, carros, roupas, bolsas? Que nada! Só queria vegetais sem agrotóxicos e outros venenos, carnes de bichos herbívoros criados sem ingredientes de origem animal na ração, sem antibióticos, hormônios e tantas toxinas.

      Peixes que não recebessem hormônios para mudar de sexo e atingir um peso maior, ovos de galinhas não bombadas com "aceleradores de desempenho".

      Os orgânicos no Brasil ainda são caros, porém a gente come comida, e não veneno, e isso não tem preço!

      Obrigada pelo seu comentário e pela visita.

      Excluir
  4. Olá, Cláudia. Primeiramente, parabéns, você é fantástica!
    Sou obesa e estou fazendo meu possível para emagrecer com saúde, pois meu objetivo é ficar lindamente definida.
    Oriento-me pela Atkins, mas conheci seu blog através do Primal e adorei, pois como vc é fisiculturista, posso pegar dicas para quando eu chegar nesse nível também!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sayuri, seja bem-vinda!

      Para emagrecer com saúde, penso que o melhor é COMER DIREITO (e não fechar a boca, como dizem, e passar fome ;-) e praticar MUSCULAÇÃO e exercícios aeróbicos.

      A musculação vai aumentar sua massa magra e acelerar o seu metabolismo, você vai emagrecer firme, com tudo no lugar.

      Beijos, boa sorte, venha sempre contar para a gente dos seus progressos.

      Excluir
    2. Olá, Cláudia.

      Bem, estou malhando há 4 meses e perdi 12 kg, bem como aumentei 20kg de massa magra (não entendi bem os cálculos, mas meu instrutor disse que foi isso mesmo).Meu objetivo é perder mais 40kg e ficar com percentual de gordura corporal em 18%.

      Estou bastante animada com os primeiros resultados e vou caprichar mais na alimentação, cortando radical todo carboidrato inútil, comendo mais folhas e em alguns meses venho te contar os resultados, mas seguirei acompanhando seu blog.

      Beijos e obrigada pela força!

      Excluir
    3. Estou impressionada!!!! PARABÉNS! E continue...

      Excluir
  5. Ótimo post Claudia!!

    Adorei a saladeira de barro!!! Não conhecia, achei fascinante! Você sabe onde encontro uma para comprar?

    Realmente, "marmita" não combina nada com estas refeições tão ricas não é mesmo? Aliás, acho nosso estilo de vida o mais refinado que existe, afinal, não nos conformamos com nada menos do que o melhor que a natureza nos tem a oferecer para nossa saúde!!

    beijoss

    Bruna - Primal Brasil
    www.primalbrasil.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que você é uma menina, Bruna! Esta saladeira de barro é do tempo daqueles filtros e dos potes de antigamente, revestidos com prata.

      Na minha casa só se usava disso, na casa da vovó também.

      Ah, e a salsinha, a couve e a cebola eram do quintal, colhidos da horta do meu avô. Outros tempos...

      A minha saladeira comprei em uma LOJA DE FILTROS, na rua Rego Freitas, em São Paulo.

      Verdade, nenhuma das minhas refeições ricas e preparadas apenas com ingredientes de primeiríssima qualidade merece o nome de marmita.

      Uma vez li que a qualidade de vida de um povo se mede pela qualidade dos seus vegetais. Básico, não acha?

      Estou sofisticando cada vez mais as minhas refeições, tornando-as mais simples e saborosas!

      Está servida, Bruna?

      Excluir
  6. Olá Claudia, em relação a alimentação, eu sou você ontém...rs.
    Tenho 30 anos, adoro carboidratos, como pouquíssima proteína e poucas frutas e verduras, consumo muitos lácteos, como muito queijo (pão com queijo mesmo, pq não gosto de presunto, salame, etc.) e vinho tinto que não falte nos fins de semana.
    Gostaria de saber como vc fez essa mudança tão radical na dieta, tenho muitas perguntas. Hj em dia vc gosta de carnes? No começo vc se obrigava a consumir esses alimentos? Quanto tempo demorou pra vc acostumar seu paladar e suas vontades a essa nova dieta?
    Depois de ler seu post, tenho esperanças, sou uma pessoa chata pra comer e isso me limita muito na hora de fazer uma dieta saudável.
    Bom, vou te seguindo por aqui, já sou sua fã. Um beijão Angie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Angie! Você descreveu exatamente o que eu era há pouco mais de 5 anos, antes de mudar de vida: quase nada de proteína, muitos lácteos, vinho todos os dias e uma enorme quantidade de carboidratos.

      PÃO, PÃO, PÃO. E MACARRÃO...

      Se você leu as partes (1) e (2) dos posts LOW-CARB - HIGH-FAT, notou que as mudanças começaram quando passei a frequentar a academia. Comendo daquele jeito, eu treinava e tinha muita dor de cabeça, sentia-me fraca e morta de sono e cansaço. Por isso incluí proteínas, mas eram principalmente de shakes de whey e caseína, continuava sem comer carnes e ovos.

      A verdadeira mudança aconteceu no início de 2012, com a intolerância ao glúten. Fiquei com medo de comida, achava que tudo aquilo estava me fazendo mal e cortei os pós e poções, as fórmulas manipuladas receitadas por nutricionistas, os rótulos, as embalagens, os adoçantes e todo aquele lixo artificial.

      Para minha surpresa, acostumei-me rapidinho!

      Acho que quando cortei o glúten e fiquei só com o inhame como carboidrato, meu corpo - aliviado - recebeu a nova alimentação como uma bênção.

      Passei a gostar das carnes magras, do peixe assado, do ovo cozido e do montão de vegetais.

      Não me obrigava a comer esses alimentos porque sentia que me faziam bem, tinha energia, mantinha o peso ou emagrecia quando queria, sem problemas de digestão.

      Meses depois, quando tirei todo o carboidrato, aí sim, foi uma libertação. Nada de fome ou de fissura por coisa nenhuma, acabou-se a dependência, você se vè no controle, a sensação é maravilhosa.

      Tente! Já que temos histórias parecidas, aposto que logo, logo você volta aqui contando sobre a NOVA ANGIE.

      Beijos, Claudia

      Excluir
    2. Ola Claudia,maravilhoso seu corpo e parece transbordar de saúde,eu tem mais ou menos uns tres meses que cortei o trigo e seus derivados,como também alimentos com glúten,como tam bém os grãos,os laticínios mais ou menos,tenho 55 anos,faço ginastica tres vezes por semana,mais chego tão dolorida,pernas,joelhos,as vezes parece que levei uma surra que me da as vezes até vontade de desistir,parece e me sinto com o corpo muito duro e travado para os exercícios,meu peso ta empacado as vezes até engordando,e penso o que será que estou fazendo errado?

      Excluir
    3. Com relação à dieta, experimente cortar mesmo, zerar glúten e outros cereais que podem causar intolerâncias - trigo, aveia, arroz, milho, soja -, tudo o que for laticínio e alimentos processados, com adoçantes, corantes, aromatizantes artificiais, frios e embutidos, margarina e óleos refinados etc.

      Também tire o café!

      Para se beneficiar de uma dieta natural a gente tem de ser radical. A minha OPINIÃO é que "moderar" e "reduzir" são ações inúteis, você fica em cima do muro e não consegue o que existe de bom nem em um lado nem no outro.

      Quanto ao seu treino, não sei o que pode estar atrapalhando já que você menciona as dores e a falta de energia, mas não fala sobre a divisão e a programação de treinos.

      Treine cada grupo muscular uma vez por semana, ou seja, não repita os treinos na mesma semana, dê tempo para o seu corpo se recuperar.

      Por exemplo, não treine pernas 2 ou 3 vezes por semana, você só vai conseguir dores e um cansaço extremo, e não o desejado ganho de massa muscular e ativação do metabolismo (com efeitos na perda de gordura corporal).

      Alterne os treinos.

      Se faz musculação três vezes por semana, dedique dois dias aos membros superiores e um dia para pernas e panturrilhas.

      Por exemplo: dia 1 - peito, ombros e tríceps, dia 2 - pernas e glúteos, dia 3 - costas e braços.

      Não faça aeróbicos antes da musculação. Aliás, defina com o seu instrutor - se tiver um - a programação de exercícios aeróbicos (isso se você fizer aeróbicos, é claro).

      Beijo!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Veja lá, Adolfo, continuo aumentando este post!

      Incluí várias coisas: dicas de preparo das refeições; o uso do ÓLEO DE COCO na minha dieta LOW-CARB - HIGH-FAT; onde e como comprar, no Brasil, o óleo importado das Filipinas e outras coisas.

      Sugestões?

      Abraço, Claudia

      Excluir
  8. Olá Cláudia.. tá tudo mto perfeito.. mas ficaria realmente excelente se vc pudesse especificar melhor quantidades.. a proporção de gordura e proteína, aplicado no dia-a-dia, como por ex: 1 bife de 200 gr = 2 col. de óleo de coco.. mais ou menos pra gente ter uma base de quanto de gordura acrescentar na alimentação diariamente! abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As quantidades vão depender da programação da sua dieta, Maria Fernanda. De quanto carboidrato você consome, de quanta proteína, e também da resposta do seu corpo.

      Tome por base que cada 100 gramas de carne/frango/peixe tem cerca de 25 gramas de proteína.

      Consulte uma tabela de carboidratos e veja quanto tem naqueles que você consome (ou olhe as embalagens, no caso de alimentos industrializados).

      Idem para as gorduras.

      Então você monta as suas refeições, vai experimentando as proporções até chegar ao seu ideal: uma dieta em que possa aumentar o peso, manter ou emagrecer, conforme o seu objetivo, e isso SEMPRE SEM SENTIR FOME, que é o que acontece em uma dieta de BAIXO CARBOIDRATO.

      Beijo e obrigada pela participação!

      Excluir
    2. Oi.. obrigada pela resposta.. sim vou planejar direitinho.. faz umas 5 semanas que eu sigo low-carb e já emagreci 8 kg.. mas ainda falta bem uns 30 pra perder.. sou mto fã do seu blog, sempre entro pra ver as novidades e te admirar, pq vc é uma pessoa linda por dentro e por fora!!! abraços e sucesso!!

      Excluir
    3. Que sucesso o seu, Maria Fernanda, parabéns!

      Por favor, entenda que não me cabe especificar quantidades, isso é pessoal, o melhor é você experimentar.

      Ah, faltou dizer que estimo 100 calorias em 100 gramas de carne (= 25 gramas de proteína). Lembre que as proteínas e os carboidratos têm cerca de 4 calorias e as gorduras, 9. Isso é só para um cálculo por alto, para definir as proporções da sua dieta.

      Quando você chegar no "seu número" ideal, aí vai de olho, as medidas em colher de sopa facilitam bastante a vida!

      Excluir
  9. Sabia que te acompanho desde 2009 qdo ainda era Kat e tinha uma comunidade junto com a Fernanda Brandão no velho Orkut. De suas dicas comecei a treinar certo com o HIT. Hj sei bastante sobre treino e já não uso só o hit.

    Foi muito bom te acha por aqui. Bacana.

    Queria dizer apenas duas coisa. É muito difícil acrescentar gordura na dieta. É cultural. Nos ensinam que gordura faz mal. Tenho muita dificuldade. Outra coisa é que, não sei se vc já viu, mas o Dr Pasquali, da metabólica, desaconselha o uso de óleo de coco na dieta por ser um MCT e funcionar como um carbo.

    Não estou te questionando não tá. É apenas uma curiosidade. E espero um dia conseguir usar gorduras na dieta. PS. Faço a metabólica.

    Abraços Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo

      O Mauro di Pasquali não apenas desaconselha o uso do óleo de coco, como manda "AFASTE-SE DESSES!" (pg. 215 do livro DIETA METABÓLICA).

      Mas eu não faço a Dieta Metabólica, então não sigo este conselho do autor ;-)

      Também não sou adepta das "recargas" de carboidratos nos fins de semana nem uso alimentos como salsicha, mortadela, salame, sucrilhos, sucos de frutas, croissant do Burger King.

      Li o livro, tentei a fórmula da dieta cíclica, mas não gostei, não me dei bem. Ficava estufada, sentindo-me mal, e quando melhorava já era a hora de fazer recarga de novo.

      Prefiro manter-me em baixo carboidrato por tempo indeterminado.

      Excluir
    2. Ah, fiquei muito feliz por nos reencontrarmos aqui!

      Beijo, venha sempre e conte sua história, fale da sua vida com a Dieta Metabólica, sente-se bem assim?

      Excluir
    3. Vou palpitar.
      Eu quis fazer uma recarga de carbos neste fds. Balão me define hoje. Até refluxo eu tive logo cedo. Não vale a pena, eu acho, para meu corpo. Um dia inteiro, pelo menos, não, só se for UMA ESCAPADELA, em UMA refeição.

      Marcelo, conte-nos como fazes a dieta cíclica sem estas reações adversas?

      Excluir
  10. Ola Claudia ! Primeira vez que comento rs.

    Primeiro não poderia deixar de parabenizar voce por ser assim tão forte e perseverante na sua dieta, e ... seu corpo ta ooootimo!!! PARABENS!!!

    Gostaria de uma sugestão sua. Como estou me adaptando para seguir este tipo de dieta fiquei com uma duvida em relação a minha refeição pre treino. Eu vi que vc consome apenas o oleo de coco antes do treino.

    Por conta do meu dia corrido, de pegar as 9hs no trabalho que fica a uma hora da minha casa e fazer faculdade a noite a unica hora que eu tenho para ir a academia e de manha cedo. Com isso surge a duvida, O QUE COMER ANTES DE MALHAR??? eu acordo me arrumo e vou em seguida pois tenho que voltar a tempo de tomar banho, me arrumar, fazer cabelo, maquiagem e essas coisas todas de mulher então não tenho tempo de comer e esperar a digestão para poder ir me exercitar e se eu comer e for malhar em seguida me sinto mau.

    Toda vez que faço um exercicio seja musculação ou aerobico apos comer eu me sinto mau, tenho refluxo e as vezes até vômito.

    O que voce sugere, tomo mesmo só o oleo de coco e vou malhar e deixo para fazer uma refeição quando chegar ou acordo mais cedo ainda para comer antes e esperar para sair ???


    Seu blog é muuito bom, continue assim !!!

    Priscila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Musculação de estômago vazio não é bom, Priscila!

      Você poderia preparar a sua primeira refeição e deixar na geladeira tudo prontinho. Aí você come logo de manhã, antes de se arrumar.

      Coloque proteínas, vegetais e gordura, por exemplo: em uma tigelapequena, ponha folhas verdes cortadas + ovos cozidos fatiados ou picados; regue com óleo de coco (o óleo só na hora de servir). Ou esfarele os ovos, junto com o óleo vira uma gemada-maionese, gostoso e leve. Eu não ponho sal, gosto sem, mas se quiser acrescente uma pitadinha.

      Depois de comer, você vai se arrumar e segue para a academia.

      Dependendo da hora, na academia, logo antes do treino, tome mais um pouco de óleo de coco.

      Sugestão, apenas, ok?

      Excluir
  11. Adorei o post, muito esclarecedor e rico em imformações, já sabia que o consumo do oleo de coco fazia bem, mas, não imaginava o quanto, ameeiiiii, também sigo uma dieta low carb, mas não faço o consumido de gorduras, como vc orienta, achei muito interessante sua explicações, vou seguir sua dieta e malhar, quem sabe tb chego la...hehehe...parabéns pelo blog e por sua determinação, vc é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que não gosta do óleo de coco e prefere as carnes gordas, Anna Paula (leia o comentário do Marcelo, acima, e a minha resposta).

      Eu uso o óleo como componente das minhas refeições, não tomo em cápsulas ou como suplemento. Para mim, o óleo de coco é COMIDA.

      Beijos, Claudia

      Excluir
  12. oi claudia, sou sua admiradora!!!, te acompanho no blog!!!

    no momento me encontro em depressão por causa da minha auto estima em relação ao meu corpo, kilos e mais kilos de gordura e carboidratos, não sou uma pessoa leiga, sou tecn em nutrição e estudo bastante sobre alimentação saudavel,obesidade e etc.

    o meu corpo vive no ciclo da glicemia altissima, quero sair disso, quando tento iniciar essa mudança na alimentação(low carbo)acabo passando mal, me ajude com sua experiencia, não é um problema bobo não, ja perdi muita coisa na minha vida por conta disso,não me reconheço mais, quero mudar!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadia, sou radical quando quero mudanças, se você quer saber o que EU faria (aliás, foi o que de fato fiz quando meu corpo estava tomado pela indigestão e gases, como contei no item 2 desses posts LOW-CARB), aí vai: corte todo o glúten, adoçantes, cafeína, produtos industrializados, óleos refinados, fórmulas, remédios que tomar por conta própria, vitaminas, cápsulas, corte TUDO.

      (Depois você vai acrescentando aos poucos, observando, verá que muita coisa que a gente toma é dispensável, não faz efeito nenhum...)

      No começo, faça mais refeiçoes, umas 5 ou 6 por dia, PEQUENAS, com PROTEÍNAS (carne/frango/peixe/ovos) em todas elas, cozidas ou assadas, mais uma boa porção de salada de FOLHAS. Regue o prato com colheradas de óleo de coco.

      Experimente por alguns dias e veja como se sente. Depois você vai ajustando, experimentando quantidades.

      Nos primeiros dias pode dar tontura, fraqueza. Se sentir fome, coma outra refeição dessas, pequenas, mesmo que o intervalo seja pouco, depois você arruma, é só para se acostumar.

      Pode ser que te dê uma DIARRÉIA esquisita, forte, mas passa logo. É o corpo jogando fora o lixo e as toxinas das suas entranhas! Li que quando cortamos o glúten (que age como uma cola), as bactérias que se alimentam dos restos não digeridos por causa do glúten MORREM, e que a diarréia são as bichas e as toxinas sendo postas para fora, tipo uma faxina geral!

      O que eu disse aqui é APENAS SUGESTÃO, ok, Nadia? Somente a minha opinião ou o que fiz quando me sentia tão mal.

      Beijos, Claudia

      Excluir
  13. olá,
    gostei do blog!

    uma dúvida...

    sempre qdo faço uma dieta low carb eu perco peso fácil, rápido e sem passar fome... já sou bem magro e não quero emagrecer mais, pelo contrário, pratico musculação e me dá impressão que comendo low carb talvez não esteja comendo calorias suficiente para ganho de peso, talvez precise comer um pouco mais de carboidratos, o que vc acha?

    como basicamente raízes e vegetais como fonte de carbo e algumas poucas frutas, uso manteiga, azeite de oliva, abacate e as vezes coco seco como fonte de gordura.

    tenho comido mais proteína e tenho me sentido com mais força, mas sobre a questão do ganho de peso fico com a pulga atrás da orelha.

    obrigado pela atenção!

    http://paleobrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer aumento de massa muscular, precisa mesmo comer mais, com qualidade.

      Cerca de 2 gramas de proteínas por kg de peso ao dia, boas gorduras, bons carbos (aqui de acordo com a sua dieta), muitos vegetais e água.

      Por experiência própria, digo que é perfeitamente possível ganhar massa muscular em uma dieta low-carb - apenas com os carboidratos de folhas e vegetais -, desde que se consuma proteína moderadamente e boa dose de gordura, que será a principal fonte de energia.

      Você já tentou aumentar a quantidade de gordura da sua dieta?

      Excluir
    2. então, eu venho de vários anos de uma dieta vegana altíssima em carboidratos, e como de costume ao mudar para uma dieta paleo/primal a principio seguia comendo muito carbo, além de alguma gordura e pouca proteína (com medo de emagrecer e pq achava que não precisa comer "tanta" proteína), mas como tenho tido poucos resultados de hipertrofia tenho reconsiderado os macronutrientes. e realmente percebi que estava comendo bem pouca proteína, e acho que comendo frutas demais por dia.

      talvez isso de emagrecer seja devido ao volume de comida ser menor do que quando me empanturro comendo fruta... não sei!

      na verdade ainda estou me adaptando a comer mais proteínas ao longo do dia e menos carboidratos... realmente acredito que preciso comer mais gordura e menos carbo, e principalmente focar na proteína, pq é bem fácil para mim comer alguma fruta ao invés de proteina rsrsrs.

      vc come tuberculos?

      Excluir
    3. Há quase um ano não como tubérculos nem carboidratos que não sejam folhas cruas e alguns vegetais, como brócolis e alho.

      Quando você se alimenta com proteína e gordura (sem carbos) o volume da refeição é menor, você parece que come menos, ainda que o teor calórico seja maior (a gordura tem mais que o dobro das calorias das proteínas e dos carboidratos).

      Para hipertrofia, experimente mais proteína e gordura, tire ou reduza bastante as frutas (minha OPINIÃO).

      Excluir
  14. Parabéns Claudia, seu blog é maravilhoso.Obrigada por dividir essas informações, bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer é meu, Bárbara, obrigada por sua presença e participação!

      Excluir
  15. Claudia, você podia dar um exemplo do seu cardápio diário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu CARDÁPIO DIÁRIO é muito simples, Luciana, veja só:

      REFEIÇÃO 1 - porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + salada + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extra-virgem.

      ---> PRÉ-TREINO (20 minutos antes) - óleo de coco virgem orgânico

      ---> PÓS-TREINO (imediatamente depois) - óleo de coco virgem orgânico

      REFEIÇÃO 2 - porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + salada + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extra-virgem.

      REFEIÇÃO 3 - porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + salada + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extra-virgem.

      REFEIÇÃO 4 - porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + salada + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extra-virgem.

      REFEIÇÃO 5 - porção de proteína (carne, peixe, frango e/ou ovos inteiros) + salada + óleo de coco virgem orgânico, azeite de oliva extra-virgem.

      Tudo fresquinho, de preferência orgânico.

      Excluir
  16. Oi Claudia!! Parabéns pelo shape e pela mudança alimentar incrível!! Cheguei ao sei blog pesquisando sobre dietas low carb. Sigo esse esquema dentro da dieta ciclica mas estou num platô... Tentei a dieta tradicional com batata doce e fiquei péssima, muita fome e sono mesmo com proporçao 1:2 de carbo.
    Uma dúcida: vc consome castanhas e nozes? Costumo usá-las como petisco no trab Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A DIETA CÍCLICA para mim não funciona, Iara, acho que esta gangorra de carboidratos não permite que o corpo se adapte completamente ao "modo gordura". Das vezes que tentei, senti fome, fissura por mais carboidrato e, depois, na volta ao meu extreme low-carb, fiquei apenas estufada e infeliz hahaha, sem obter as vantagens apregoadas pelas recargas.

      Talvez se dê melhor com os ciclos quem usa mais carboidratos, mesmo em low-carb. Para mim que consumo uma quantidade mínima (o carbo da alface e da rúcula!), definitivamente não é bom.

      Quanto às nozes e castanhas, parei de consumir quando me tratei da intolerância ao glúten (nesta época eu ainda comia carboidratos e baixa gordura).

      Para me curar dos males do glúten, evitava tudo o que pudesse dificultar a digestão, e as nozes e castanhas podem não ser digeridas completamente, sempre ficam uns pedacinhos duros e tal.

      Depois - afastados os problemas com o glúten - não voltei a comer as nuts, exceto um dia desses que experimentei umas castanhas, mas acho que mexeram com o meu intestino... Deixei as castanhas de lado novamente.

      Excluir
  17. Claudia, quando voce fala em usar bastante gordura eh gordura como oleo, oleo de coco, azeite???

    Uso para fazer comida, ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cozinhar prefiro o óleo de coco, que é estável, mas não faço frituras de imersão. Tempero com ervas e coloco as carnes para assar, com umas colheradas de óleo de coco por cima, assim ficam douradinhas e macias.

      No mais, use as gorduras ao servir, acompanhando as carnes, os ovos e os vegetais: azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco virgem orgânico, manteiga orgânica sem sal (não use se for manteiga comum).

      Também não use óleos refinados, tipo de soja, milho...

      Fique longe de bacon e coisas muito salgadas e processadas, dá celulite!

      Excluir
  18. Oi Cláudia,
    nossa amei sua matéria de dieta. Vou começar a fazer esta dieta na segunda-feira, queria muito que vc me enviasse por e-mail o cardápio para eu começar na segunda. Não sei o que como no café, lanche, almoço e jantar. Me envie por favor!!!! Te enviei uma solicitação de amizade se puder me aceitar iria ficar muito feliz. Vou te enviar depois uma foto de como estou não tem nada a ver com as fotos do meu face engordei muito nas fotos estava pesando 63kg agora estou com 72, affffffffffff me ajuda Cláudia por favor!!!! Um grande beijo em seu coração!!!
    Fico no aguardo de sua resposta ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO SOU NUTRICIONISTA nem medica para receitar dietas e te enviar por e-mail! Procure um profissional da area que vai te avaliar e preparar um programa personalizado, dentro dos seus objetivos.

      Aqui no blog eh apenas um papo informal e o relato das MINHAS EXPERIENCIAS e descobertas pessoais.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  19. Salivei ! Amei as dicas. Muito linda você de corpo e alma. E muito generosa em compartilhar tantos bons segredos e truques pra se manter linda e saudável.
    Super beijo
    Lília Valença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lília, fico feliz que você tenha apreciado o cardápio cheio de delícias fresquinhas, comida de verdade!

      Os pratos foram preparados com muito carinho, venha sempre bater um papo aqui na mesa da minha cozinha.

      Grande beijo, Claudia

      Excluir
  20. Prezada Cláudia,

    Sou nutricionista e acompanhado o blog do Sérgio Veloso (Fat new world) há algum tempo e mais recentemente o do Dr. José Carlos Souto, pelo qual conheci o seu blog.

    Sua experiência comprova que, quando há adaptação, não há necessidade de carboidratos nem durante os treinos.

    Se me permite, apenas algumas curiosidades.

    Você mede a presença de corpos cetônicos na urina? Se sim, está sempre em cetose?
    Sobre as proteínas, o excesso delas pode ser um passo limitante da cetose. É este o motivo da moderação?
    Por fim, me desculpe abusar, mas tem ideia da quantidade de proteínas que ingere (g/kg de peso)?

    Desculpe se já escreveu sobre isso, mas é que estou começando a acompanhar o blog agora.

    Obrigado e um abraço,
    Rennan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rennan, é um prazer ter um nutricionista interessado em Low-Carb por aqui.

      Sobre as suas perguntas, dê uma lida na série de posts sobre a dieta que adoto, de baixo carboidrato, gordura alta e proteína moderada.

      O primeiro é este: http://claudiafitblog.blogspot.com.br/2013/01/low-carb-high-fat-100-real-food-baixo.html

      Costumo fazer o teste de urina, nunca fiz medindo a presença de corpos cetônicos no sangue, que é mais exato e pode apontar resultados surpreendentes, segundo o que li. Notei que muitos fatores alteram o teste na urina: quantidade de água ingerida, horário e ocasião (logo depois de treinos intensos, por exemplo, a fita fica bem clara, mesmo que antes do exercício estivesse escura, tornando-se mais escura ao longo do dia).

      Minha ingestão de proteínas fica em torno dos 2 gramas.

      Fui experimentando e observando as quantidades e cheguei a uma proporção de proteínas - gorduras - carboidratos que considero ideal para mim.

      Obrigada pela visita, espero que venha sempre!

      Excluir
  21. Claudia, muito obrigado pelas informações, estou seguindo suas dicas e dietas.
    Parabéns pela conquista do título e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  22. Oii Claudia, estou começando nessa dieta essa semana, e como sou iniciante gostaria de saber se por acaso eu sair da dieta por um dia eu coloco tudo que já conquistei a perder.....muito obrigada por compartilhar conosco suas experiencias....bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dieta é o seu estilo de vida, Michelle. São os seus hábitos de alimentação, saudáveis ou não.

      Obviamente que se você terá resultados muito melhores se se mantiver na dieta que faz bem para você, de acordo com as suas convições e seus objetivos.

      Não, não acontecerá nada de terrível se você sair da dieta por um dia, mas no caso de estar começando a dieta de baixo carboidrato, aí sim, pode acabar regredindo na adaptação do seu corpo ao uso da gordura como fonte de energia.

      Tente ficar firme o máximo possível! Se não der e a tentação for muito grande, volte para o seu caminho o quanto antes e continue. Não use um episódio de "enfiar o pé na jaca" como desculpa para abandonar tudo, bola pra frente, ok?

      Beijão!

      Excluir
  23. Quarida Cláudia, preciso da receita do bolo de carne moida! Por favor por favor por favor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bolo de carne moída - ou as bolinhas assadas - são tão simples de preparar que nem dá para falar em receita, Farad.

      Em uma tigela, coloco a carne moída crua e adiciono temperos de ervas, salsinha picada, hortelã fresco, cebola e alho picados, o que tiver em casa. Misturo bem, amassando com as mãos. Se você gostar, pode também acrescentar um ovo ou apenas a gema, vai do seu gosto. Eu prefiro o bolo de carne sem ovo, fica mais compacto.

      Para assar o bolo, uso um refratário de vidro (o antiguinho pirex).

      Espalho um pouco de óleo de coco virgem na travessa de vidro e jogo a carne crua temperada lá dentro, apertando bem.

      Rego com mais óleo de coco virgem em colheradas e levo ao forno por cerca de 30 minutos.

      Quando você desliga o forno, vai notar que há muito líquido na travessa. Gosto de deixar o bolo de carne algum tempo ainda dentro do forno desligado para que o óleo de coco se incorpore de novo. Fica muito bom!

      Para fazer as bolinhas é igual, carne moída crua, sal, temperos, ovo cru (opcional). Molde as bolinhas e coloque-as em um refratário untado com óleo de coco, mais um pouco de óleo em cima de cada uma e forno.

      Bom apetite!

      Ah, gosto depois de colocar na geladeira e comer frio, com saladas, ainda mais nesse calorão. O bolo de carne fica durinho e fácil de cortar em pedaços (se você o corta muito quente, a massa pode desmanchar).

      Excluir
  24. Qual seria a diferença na sua dieta tanto para hipertrofia como para definição?
    Ou você sempre usa a mesma dieta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso a mesma dieta para hipertrofia e para definição, Arthur.

      Dieta 100% natural e orgânica, sem nenhum açúcar (inclusive frutas), sem alimentos processados, sem suplementos e sem vitaminas e minerais sintéticos.

      Proteínas moderadamente, muito pouco carboidrato (só o de verduras, basicamente) e bastante gordura natural.

      O que muda quando quero intensificar a perda de gordura corporal são as quantidades, reduzo um pouco a quantidade de comida (sempre mantendo a proporção que considero ideal para mim entre proteínas, gorduras e carboidratos) ou tiro uma refeição, geralmente a primeira, fazendo o jejum de 15 a 16 horas de que trato no post HIPERTROFIA E PERDA DE GORDURA CORPORAL - TREINO + DIETA NATURAL DE BAIXO CARBOIDRATO - EXPERIÊNCIAS - PREPARAÇÃO 2014:

      http://claudiafitblog.blogspot.com.br/2013/12/hipertrofia-e-perda-de-gordura-corporal.html

      Se percebo que estou emagrecendo muito ou noto alguma perda de massa muscular, rapidamente volto com a primeira refeição e aumento as quantidades de comida.

      Excluir
  25. Olá Claudia,

    Muito bacana seu blog e suas postagens.

    Eu sigo low-carb há alguns meses e realmente me sinto muito bem. Só não consegui largar de vez ainda os queijos e castanhas - mas diminuí bem seu consumo.

    Agora entrei na academia para ganha massa. Uma meia hora antes como uma banana com nata e canela, já no pós treino - como vou direto para o trabalho - não sei direito qual seria uma boa alternativa.

    Acabei falando com o instrutor sobre low-carb e ele não ajudou muito. Alguma dica ? Sei lá, uns ovos cozidos com batata-doce, hehehehe

    Abs
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer o pré e o pós-treino realmente low-carb, Fernando. Essas suas opções são cheias de carboidratos: banana, batata-doce...

      Uma idéia é consumir óleo de coco virgem antes do treino, para mim é o pré-treino perfeito.

      Depois do treino, se for demorar muito para fazer uma refeição completa (proteínas, gorduras e pouco carboidrato), você pode tomar óleo de coco sozinho ou com 2 gemas cozidas, por exemplo, o que dá proteína e gordura, sem colocar carboidrato neste momento.

      Abraço, Claudia

      Excluir
  26. Claudia ,adorando seu blog, vc é uma fofa, super bacana, tenho uma pergunta:
    Posso comer de quanto em quanto tempo já que comecei a dieta low carb agora, tem 6 dias somente,estou bem as vezes da uma fominha fora de hora sabe posso fazer a refeição normal , como você indica no blog bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao adotar uma dieta de baixo carboidrato, Diane, leva alguns dias para o seu corpo se adaptar ao uso da gordura como fonte de energia.

      Esse tempo varia de uma pessoa para outra. Eu nem senti, pois estava viajando, fora mesmo da minha rotina.

      Se você sentir fome, faça refeições a intervalos mais curtos, fracione o que você comeria em 3 ou 4 refeições e faça cinco, por exemplo. Você vai encontrar o seu "número" ideal, seja nas quantidades, seja na frequência, até o ponto em que não sentirá mais aquela fome doída que chega a dar pouco depois de comer!

      Eu costumo fazer um número maior de refeições não por sentir fome, mas para não emagrecer demais. Esse é o motivo pelo qual suspendi os períodos longos de jejum, estava perdendo muito peso, o que não é o meu objetivo.

      Beijo!

      Excluir
  27. Olá Claudia!

    Não tenho palavras para descrever a admiração que senti desde a primeira vez que te vi neste blog. Parabéns mesmo pela tua dedicação.

    Se puder me ajudar ficarei eternamente grata, pois minha última ida à nutricionista me deixou muito frustrada, pois passava muita FOME.

    Sei que vc não é nutricionista, mas baseada em sua experiência própria acredito que possa me dar alguma ideia do que fazer no meu caso, já que tenho, desculpe a expressão, verdadeiro nojo de carne vermelha e frango (exceto file de peito). Facilmente poderia me tornar vegetariana, o que me deixaria inclusive mais feliz em relação à minha consciência em não comer animais, mas isso é outro assunto.

    Vamos lá:

    Carne vermelha: como falei, tenho nojo, não consigo comer.

    Carne de frango: também não consigo engolir, apenas o filé de peito bem passado ou desfiado junto com outros alimentos.

    Peixe: Gosto bastante, mas o preparo em casa, considerando a região onde moro, fica um pouco mais complicado.

    Ovos: Gosto moderadamente.

    Outros tipos de carnes e frutos do mar: Descartado.

    Bom, como pode ver, meu consumo de proteína fica bem restrito. Soma-se a isso o fato de que mesmo gostando de frango e ovos, não consigo comer mais do que uma porção do primeiro e duas do segundo, por dia.

    Não é frescura, sabe. Eu realmente não consigo engolir, não desce. E alimentação pra mim não pode ser um eterno sacrifício, já que será pra toda vida.

    Gostaria de saber se tens alguma sugestão quanto ao consumo de proteínas, no meu caso, ou se essa quantidade que citei acima já seria suficiente. Não quero ser atleta nem ter músculos totalmente definidos, prezo apenas pela redução de gordura e aumento da massa muscular.

    Uma última pergunta: AMO amendoim, pasta de amendoim. Posso consumir considerando-os como gordura?

    Obrigada!

    Mariany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amendoim? Esqueça, Mariany (sinto ser eu a te dizer isso, considerando a sua paixão).

      Mas tudo é uma questão de hábito, eu também quase não comia proteína, um ovo cozido muito de vez em quando, nem frango descia. Não gostava de carne nem de peixe.

      Comia muito pão, macarrão, massas em geral. Muito queijo branco e bebidas lácteas diet, cheias de aspartame e ingredientes artificiais. Frutas e mais frutas. Gelatina diet, refrigerante diet, café com adoçante. E bebia bastante, minha paixão era o vinho tinto todo o santo dia.

      Leia aqui: http://claudiafitblog.blogspot.com.br/2013/01/2-low-carb-high-fat-100-real-food-baixo.html

      Olha aí, os amores tão fortes não fazem mais parte da minha vida.

      Se você tolera frango e ovos, teste os modos de preparo que mais agradam, diversifique, invente receitas e variações para não enjoar.

      Você não precisa comer o que não gosta, deixe a carne e os frutos do mar de lado.

      Se gosta bastante de peixe, maravilha! Os peixes são ótimos para o equilíbrio dos ácidos graxos essenciais, ômega 3 vs ômega 6, por exemplo.

      Prefira os peixes selvagens, aqueles que não são criados em cativeiro e que não recebem alimentos que não fazem parte da dieta natural da espécie nem hormônios para adquirirem mais peso e/ou mudarem de sexo (tilápia) e/ou exibir uma cor mais atraente (salmão).

      Pode ser suficiente você consumir três porções de proteína por dia. O ideal, porém, é ter uma fonte de proteína em todas as refeições.

      Prepare porções grandes que você possa ir consumindo ao longo do dia. Por exemplo, asse um filé de salmão selvagem, deixe pedaços de frango desfiado, ovos cozidos, que você pode fazer recheado com creme de gemas e azeite.

      Junte sempre vegetais e gorduras às suas proteínas.

      Para ganhar massa muscular você não precisa comer muito, mas tem de se alimentar com qualidade.

      Beijos!



      Excluir
    2. Bom dia Cláudia e parabéns pelo blog! Sou adepto low carb á um pouco mais de 1 mês. Não tenho necessidade nenhuma de perder peso. Meu objetivo é hipertrofia e aumento de massa magra, com saúde é claro. Pelo que vi seu pré e pós treino são abastecidos de gordura, é isso mesmo? rs Nunca tinha achado algo assim. Qual é a explicação para o uso de gordura no pré e pós ? Desde de já agradeço.

      Excluir
    3. Na dieta de baixo carboidrato a gordura é a principal fonte de energia, certo, Lucas?

      Pois este é o motivo do consumo de gordura antes e depois do treino: fornecer energia para as atividades intensas que virão (pré) e proporcionar uma reposição rápida da energia gasta (pós).

      A gordura que eu uso imediatamente antes e depois do treino é o óleo de coco virgem orgânico, que é digerido depressa e se transforma em energia.

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.