segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DESCANSO

Domingo: OFF TOTAL DOS TREINOS.

Nem musculação, nem aeróbico, nadica de nada.


Vai, a gente sempre acaba fazendo uma coisinha ou outra, ainda que por força do hábito.

Subir escadas, uma caminhada até a padaria, bicicleta no parque, correr atrás do cachorro...

Ou atividades que exigem braços fortes, como subir o varal carregado de toalhas e edredons, guardar caixas pesadas no maleiro ou abrir o vidro de palmito (ah, eu sou a "Mônica" aqui de casa, sempre convocada para abrir vidros e embalagens difíceis ;-).


Claudia Vilaça - 20/janeiro/2013


Hoje não foi diferente.

Dormi muito bem, sono tranquilo a noite toda, acordei sem despertador. 

Li os jornais e trabalhei de manhã, sentada em cima das pernas e dos glúteos ainda ardidos do treino de posterior de coxa que fiz na quinta-feira!

Almocei em casa (meu marido cozinhou: uma carne assada maravilhosa e salada caprichada).

À tarde peguei um cinema. Filme alemão, arrastaaaaaaaaado...

Valeu pelo final surpreendente, pensei que não fosse acontecer nada com o casal de médicos da história.


E dá-lhe escadas. 

Mas subir e descer escadas de salto alto não conta como exercício, então oficialmente mantive o meu OFF TOTAL DOS TREINOS.


Claudia Vilaça - 20/janeiro/2013


Depois do filme de hoje, levei uma bronca bizarra. 

Ao sairmos do cinema, no saguão, meu marido fez essas fotos aí de cima, com a câmera do celular.

Mais que depressa, apareceu uma funcionária e disse que não era permitido tirar fotos ali. Bem, falou que fotografar até que podia, mas não "foto com pose".

Hahahahaha, adorei essa, estou rindo até agora e tentando entender a proibição.

Alguém me explica?


Claudia Vilaça - 20/janeiro/2013


Vamos para a rua, então, onde ainda é permitido gastar o chão com a sola do sapato sem ter de pedir licença.

Gosto desses orelhões coloridos do Conjunto Nacional.

Aliás, ainda se usa esta palavra - orelhão - para telefone público? 

Por favor, não repare. Sou do tempo do telefone com ficha, ok? Meus filhos não sabem o que é isso e nem imaginam de onde vem a expressão "cair a ficha".


Ainda passeei, andei a pé pela avenida Paulista à procura de uma revista que estou esperando há tempos, depois fomos a um bar tomar uma coisinha (scotch para ele, água mineral para mim), comer e conversar. 


Claudia Vilaça - 20/janeiro/2013


Falando em comer, este é o assunto do próximo post.

Comer em casa, em restaurantes, em viagens.

Quais são as minhas escolhas, como programo e preparo as refeições, o que uso e facilita a vida, o que dispenso.

Espero por você com a mesa posta!

---

PS: Eu acho que descanso é descanso MESMO e que uma boa noite de sono é algo precioso. 

Li agora pouco dois artigos com dicas de alimentação para a fase de HIPERTROFIA e sobre os erros cometidos ao tentar ganhar massa

Entre os erros, o autor menciona "evitar o lanche da madrugada". Segundo ele: 



Você concorda? 

Eu jamais faria isso: beber bastante água antes de me deitar apenas com o objetivo de acordar no meio da noite e tomar um shake ou comer.

Aliás, odeio quando alguma coisa interrompe meu sono. 


Eu me pergunto o que aconteceria - a médio e a longo prazo - a um atleta que acordasse todas as noites para comer (e durante quanto tempo? Dias, semanas, meses?). Como seria a sua recuperação dos treinos? Conseguiria a tão desejada hipertrofia?


Da conhecida equação:

 TREINO + DIETA + DESCANSO = RESULTADOS


O QUE É DESCANSO PARA VOCÊ?



2 comentários:

  1. Dormir bem sempre foi meu maior desafio! Sou muito ansiosa e isso acaba me atrapalhando. Agora então que estou próxima do meu primeiro campeonato estou tendo um certo trabalho para controlar a ansiedade.
    Mas considero o descanso fundamental. Evito baladas, festas, tudo para preservar ao máximo o período noturno. E também não concordo com a necessidade de realizar uma refeição noturna. Penso uma noite bem dormida, sem pausas, pode ser muito mais anabólico. Beijos Claudinha!
    Ps: também sou da época dos orelhões hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar na ansiedade que isso de ter de acordar durante a noite para comer deve representar, já pensou, Ana?

      A pessoa bebe um monte de água e vai dormir, porém fica preocupada: e se não funcionar, se ela não sentir vontade de ir ao banheiro e perder o momento mágico e anabólico?

      Além de dormir mal, ainda fica mais nervosa!

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.