sexta-feira, 2 de novembro de 2012

HORA DE SECAR


Primeiro foi o tempo de crescer.

Agora é a hora de secar.



Claudia Vilaça - Teatro Municipal/SP - 21/outubro/2012


Confesso que o período inicial da preparação (dedicado à hipertrofia), apesar de extremamente puxado e exigente em termos de força física e intensidade dos treinos, é mais "fácil" do que a etapa atual.


Para começar, a dieta é reforçada. 

As seis refeições diárias sustentam, você se sente superalimentada, saciada e cheia de gás.

Carne, ovos, frango, salmão em porções fartas.

Óleo de coco e azeite de oliva extra-virgem (perfumado, do bom ;-) se derramam alegremente sobre as folhas frescas e crocantes, uma delícia, comer para crescer.


Além disso, como a competição está longe, não há preocupação com medidas, peso, percentual de gordura. 

A gente se concentra em se alimentar bem e construir músculos!



Claudia Vilaça - Teatro Municipal/SP - 21/outubro/2012


Agora a coisa muda.

O campeonato está chegando, os dias passam a uma velocidade incrível. 

Cinco, quatro, três semanas!

  
Claudia Vilaça - Teatro Municipal/SP - 21/outubro/2012


Será que conseguirei ficar pronta a tempo?

Atingirei minha melhor forma e o padrão da categoria?

O cabelo vai funcionar?

E o biquíni, será preciso ajustar? Outra atleta, por coincidência, usará a mesma cor?

Acertarei nas poses? 

O tom da pele, a viagem, os horários, os aspectos práticos do dia...





Para quem assiste, a apresentação feminina de Body Fitness - Figure parece muito rápida, coisa de poucos minutos.

Não há coreografia.

Cada atleta é chamada ao palco, saúda o público e faz algumas poses livres, individualmente. Vai, então, para a linha de fundo e aguarda as demais.


Aí todas as competidoras avançam e se colocam de frente para os árbitros.

Juntas, fazem o quarto de volta, mostram-se de costas, o outro lado, e de frente novamente.

Apenas isso e acabou.


Claudia Vilaça - Teatro Municipal/SP - 21/outubro/2012


No palco, todos os instantes devem ser aproveitados para exibir o resultado de meses e meses de trabalho, treinos pesados, disciplina, planejamento.

A apresentação que ao público parece tão curtinha envolve consciência corporal e muita prática. 

Só quando a gente ensaia as poses e focaliza músculo por músculo, detalhes, sequências, é que percebe como é difícil.


E de nada adianta o atleta ter um corpo perfeito se não sabe mostrá-lo. 

Valorizar os pontos fortes, disfarçar alguma assimetria ou inadequação ao padrão.


Simpatia, segurança, encanto.

Experiência, observação, inteligência.

A beleza desse esporte vai muito além da sala de musculação!



Claudia Vilaça - Teatro Municipal/SP - 21/outubro/2012


Ansiedade, um certo nervosismo, treinar com muito menos "combustível", ajustes semanais da dieta, atenção a cada grama de peso - se músculo, fica, com todas as honras da casa; se gordura, desapareça!

A hora do show se aproxima, três semanas exatas para a minha estréia, mal posso esperar.


11 comentários:

  1. Estarei torcendo por você. Afinal será uma representante do nosso grupo pós 50...um luxo! Continue nos mantendo informadas sobre os detalhes da preparação e sobre o dia do show, ok? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela torcida, Martinha!

      Na minha estréia - sábado, 24/novembro/2012 - certamente serei a única representante da "categoria .50"

      Muito bom isso: subir ao palco ao lado das meninas lindas e mais experientes que eu, um gostinho de novidade e excitação, estou adorando cada minuto da preparação.

      Beijo, venha sempre aqui!

      Excluir
  2. Vai dar tudo certo Claudinha,eu gosto muito de vc,vc é linda,inteligente,acredito no seu potencial!!
    Beijoos ludy

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela dedicação e pelo resultado, vou torcer por vc!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Olá.. tudo bem?

    Adorei o seu blog,,, E deve ser um sonho competir,,, q legal que vc vai.... onde vai ser?

    Faz pouco tempo eu fiz um blog tbm para passar informações de alimentação e teinos, se vc puder dar uma passadinha lá,,,, eu queria trocar informações com vc,,, eu ja estou te seguindo,, se puder seguir meu blog tbm, seria legal!!!

    personaljessica.blogspot.com

    bjus
    jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica!

      Sonho mesmo é a preparação para competir, o melhor da festa.

      O campeonato de estréia será no Guarujá, em 24/novembro.

      Também sigo o seu blog, ele já está na minha lista de favoritos atualizados recentemente, confira.

      Beijo, venha sempre!

      Excluir
  5. Cláudia,
    (hoje estou comentando muito hahahah...)
    Sua cintura está linda, mais sequinha! Faz seu corpo ficar mais feminino, já que aumentou a curva dos glúteos e pernas. Lindo de se ver, parabéns!

    Meu objetivo mesmo é secar, mas eu estava pensando que se conseguir hipertrofiar meu metabolismo vai melhorar muito e facilitar minha perda de gordura. Será?

    O que faz melhorar o seu metabolismo?

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Claudia tudo bem? que bacana o seu trabalho, admiro muito pessoas com determinação e força de vontade como voce..pois é, vendo moda fitness, trabalho com várias marcas, agora garota carioca vendo ah 10 anos já. Estou aqui na torcida por você, continue assim que seus objetivos serão alcançados com certeza
    bjs
    Carmen Sousa
    BRasilia - DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carmem!

      Sucesso e beleza para você também, é tão bom a gente se sentir bonitinha treinando, anima, parece que ficamos mais fortes.

      Beijos, Claudia

      Excluir

Obrigada pela participação! Em breve, seu comentário será publicado e respondido por mim neste post. Mesmo que demore um pouquinho, eu respondo a todos os comentários. Volte mais tarde para conferir a resposta e continuar a nossa conversa, ok?

IMPORTANTE: Não sou nutricionista nem profissional de Educação Física. Não prescrevo dietas nem treinos. Não presto consultorias por meio deste blog, de redes sociais nem de mensagens privadas. Os registros deste blog resultam da minha experiência pessoal e do aprendizado por conta própria.

Para prescrição de dietas, cálculos de calorias e de nutrientes de acordo com as suas necessidades e metas, alimentação aplicável em casos de doenças, intolerâncias e alergias, procure um nutricionista ou médico especializado. Idem para treinos e condições específicas, que devem ser orientados por um profissional de Educação Física.